Fala SINTET-UFU | 06 de dezembro de 2023 | Campanha salarial e carreira dos TAEs

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 06 de dezembro de 2023

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Lorena Martins e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a campanha salarial e carreira dos técnico-administrativos em educação. Sintonize suas lutas.

Uma das lutas que os Técnico-administrativos em educação têm enfrentado durante este ano de 2023 é pela reestruturação da carreira e recomposição salarial. A FASUBRA e o FONASEFE apresentaram ao governo federal as reivindicações da campanha salarial de 2024, mas ainda seguem sem resposta. A categoria, que tem uma das menores remunerações do serviço federal, tem se mobilizado. Vale lembrar que na última semana as servidoras e servidoras da UFU aprovaram em assembleia geral indicativo de greve caso o governo não apresente propostas pela reestruturação da carreira e recomposição salarial. 

Pra explicar melhor essa pauta pra gente, eu convido Gustavo Carrijo Guimarães, que é servidor na UFU e mestrando em Ciências Sociais. Gustavo, seja bem-vindo.

 

(Gustavo) Meu nome é Gustavo Guimarães, eu sou servidor técnico administrativo assistente administração da Universidade Federal de Uberlândia. Também sou estudante na mesma universidade, estudante de mestrado, programa de pós-graduação em ciências sociais e também sou bacharel em ciências sociais pela mesma universidade Eh sobre a questão da da carreira de técnico administrativo em educação e a nossa situação eh salarial né? De remuneração da carreira em si. A realidade que a gente enfrentou assim como demais carreiras e com uma questão um pouco pior pro nosso lado eh anos de defasagem salarial, anos de completa ausência de diálogo com com o Governo Federal e a volta do do do governo Lula né? A volta do PT no comando do executivo reabriu algumas portas de de né? Mas de certa forma as portas estão abertas pra que a gente possa construir o diálogo, mas não se constrói respostas por parte do Governo Federal. Eh apesar da nossa remuneração ser a pior do executivo da gente não ter recomposição salarial há anos exceto por nove por cento diante dos quase setenta por cento que a gente tinha de perda eh pra inflação a gente teve nove por cento de reajuste no ano passado através de um orçamento construído ainda no governo Bolsonaro a gente não tem ainda um orçamento por parte do governo que nos deu uma recomposição salarial, né? O governo apresentou um orçamento disponível pro ano aonde seria possível talvez um por cento pro pro executivo, pro pros cargos de maneira geral do do executivo federal e tem se desenhado na verdade um um uma possível de que esse essa verba seja dada toda no vale alimentação excluindo aí uma parte da categoria né porque não é todo mundo que tem acesso ao vale alimentação eh então alguns aposentados acabam ficando fora dessa proposta bons olhos por parte da categoria e na outra mão a gente construiu um movimento de base que eh trouxe por meio do Brasil participativo uma mesa específica pra nossa reestruturação então a recomposição vai sendo um grande vácuo do governo pra o funcionalismo público federal e na mesa setorial a gente tem o nosso vácuo particular do governo Lula, né? A gente conseguiu construir essa movimentação, abrimos uma mesa eh tendo sido votado entre as cinco principais propostas, né? Do Brasil participativo que é um um programa do governo pra população participar da elaboração do planejamento orçamentário do governo mas a gente conseguiu um espaço pra fala mas não conseguiu ser inserido no orçamento ainda várias outras carreiras eh passam a nossa frente com a justificativa de que são menores

 

(Lorena) Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

5 de dezembro de 2023