Fala SINTET-UFU | 15 de março de 2023 | Salve o Galpão Skate e Culturas Urbanas de Uberlândia

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU.

Salve o Galpão. É com esse chamado que o diversos atletas do skate, artistas do graffiti e pessoas dos muitos movimentos culturais de Uberlândia pediram apoio após serem surpreendidos pela tentativa de demolição do espaço que abriga, atualmente, as mais diversificadas expressões da cultura urbana.

Em apoio e solidariedade ao movimento e por entender a importância da apropriação do Galpão como espaço cultural, o sindicato traz para essa edição do Fala SINTET-UFU o tema e convida Gustavo Henrique, estudante de Ciências Sociais da UFU e presidente da Associação Galpão Skate Udi Do It Yourself, para falar um pouco sobre o assunto com nossos ouvintes.

Seja bem-vindo, Gustavo.

(Gustavo) Bom dia a todos e todas! Primeiramente, cumprimentando aí os ouvintes do SINTET, né? E meu nome é Gustavo Henrique, presidente da Associação Galpão Skate Udi DIY. E venho aqui hoje pra poder contar um pouco do que está acontecendo, né?

O Galpão Skate ele se tornou uma referência nacional ao decorrer dos anos, né? Foi um local abandonado pelos ditos proprietários do local. Esse imóvel ele foi largado no ano de 1996, então são 27 anos que o local está aos prantos e barrancos, né?

E o skate, ele entrou dentro do local. O skate entrou dentro do local há cerca de 20 anos e transformou e reconfigurou aquela região, né? O skate adentrou ali pra dentro e trouxe vida, trouxe cultura, trouxe lazer, trouxe esporte e hoje eles estão, agora que os donos tomaram conhecimento, souberam da nossa presença no local, que eles estão tentando nos retirar de lá né? Após então 20 anos souberam que estamos ali dentro, sendo que o Brasil inteiro sabe né? Na nossa existência. Não é a toa que o galpão foi premiado como o melhor “Do It Yourself” (faça você mesmo) do Brasil pela 100% Skate. Uma premiação que foi financiada pela Caixa Federal e esse dinheiro foi aplicado dentro do próprio galpão novamente e também contribuiu pra criação, ampliação e manutenção de algumas pistas aqui na cidade de Uberlândia. Então o galpão é um polo que funciona um núcleo organizacional há algum tempo. Então tudo que acontece ali, de certa forma reflete e configura o skate na cidade de Uberlândia, né?

No bairro Luizote foi feita algumas mudanças, né? No bairro Lagoinha foi construído uma outra pista de skate por conta do galpão, por conta desta premiação que o galpão ganhou e além de outras 2 pistas que foram construídas por pelo Ricardo Porva e o Alan Dante, que são pessoas muito importantes para o movimento, foram construídas no Alto Umuarama e no Shopping Park, né?

E infelizmente a gente está sofrendo alguns tipos de repressão de represália por parte desses ditos proprietários, que no dia 12 colocaram capangas na porta do imóvel, expulsando os skatistas que estavam lá dentro, esses capangas não possuem identificação, não possuem documentação alguma, não estavam uniformizados. Eles entraram pra única e exclusivamente expulsar as pessoas que estavam ali dentro. Após o ocorrido acabou acontecendo uma confusão. O pessoal não aceitou o que estava acontecendo. Fomos lá pra porta e levamos nossos advogados. E alguns outros skatistqas que estavam disponíveis para poder comparecer no local e gerou uma confusão lá. Sendo que a gente tem uma audiência marcada pro dia 22 pra poder ver como vai ser o andamento do processo. Né?

Então eu acho que é essa a mensagem assim. Eu acho que isso a gente consegue transparecer a situação do local, reforçando aí que o Brasil inteiro está de olho no que está acontecendo. Existem skatistas, existem pessoas do Brasil e do mundo que sabem do ocorrido, né? No Brasil inteiro, em relação ao skate, está se mobilizando pra poder ajudar o galpão, porém acho que de forma imediata a entidade que mais vai conseguir nos ajudar, talvez seria a Prefeitura Municipal de Uberlândia, que permanece isenta. Ela permanece e não atuou, não efetuou seu trabalho pra poder colaborar com juventude da cidade, certo?

E é isso, eu queria agradecer todos, agradeço o convite e agradeço os ouvintes, né? E convido a todos que se sentirem interessados e que queiram conhecer o local, que vão. Vão, vamos conhecer o local! No próximo final de semana iremos fazer um evento lá no local. Um evento beneficente com uma categoria do skate aí pras pessoas verem o que realmente acontece lá. Então convido a todos nos próximos dias 18 e 19, estarem comparecendo no local pra prestigiar o nosso evento. Um grande abraço e tudo de bom.

(Raissa) Gustavo, nós agradecemos muito a sua participação. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

14 de março de 2023