Fala SINTET-UFU | 18 de outubro de 2023 | Alimentação saudável, de qualidade e acessível

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 18 de outubro de 2023

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Lorena Martins e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a importância da atuação dos movimentos sociais para que a alimentação saudável seja acessível a todos e todas. Sintonize suas lutas.

Na última segunda-feira, dia 16 de outubro, celebramos o Dia Mundial da Alimentação. Essa data evidencia a luta para que todas as pessoas tenham segurança alimentar  e, além disso, que tenham acesso à alimentação saudável, a comida de verdade. Infelizmente, a realidade de grande parte da população brasileira não contempla segurança nutricional e alimentar. E a gente sabe que a produção de alimentos é suficiente pra suprir todas as pessoas. Ou seja, a conta não fecha. 

No programa de hoje a gente conversa sobre a atuação dos movimentos sociais na luta pra que todas e todos tenham acesso à alimentação saudável e pela produção sustentável de alimentos. Pra falar sobre esse tema eu convido o Aguinaldo Batista, que é militante do MST no setor de Produção Cooperação e Meio Ambiente. Aguinaldo, seja bem vindo!

 

(Aguinaldo) Olá ouvintes do programa Fala SINTET-UFU. Aqui quem vos fala é Aguinaldo da Silva Batista. Militante do Movimento Sem Terra e dentro do movimento, uma tarefa no setor de produção, cooperação e meio ambiente. Neste dia 18 comemoramos e lembramos o dia mundial da alimentação. Nós dos movimentos populares e tantas outras iniciativas semelhantes tem feito uma grande batalha, uma grande tarefa de proporcionar uma revisão, né do modelo hegemônico do agronegócio e da Revolução Verde na produção de alimentos, especialmente os alimentos que vão diretamente à mesa da maioria da população. Nosso esforço é de fazer com que todos nós surpreendamos que o o nosso alimento também é nosso remédio o nosso remédio também é nosso alimento então com essa condição nós vamos criando possibilidades seja na relação né? Com a com a pesquisa com a extensão e com as práticas junto aos assentados da reforma agrária, os agricultores e agricultoras familiares camponesas pra difundir práticas boas práticas de manejo da terra né? E que possa o solo sem ser compreendido como uma um elemento vivo e produzir comida saudável né? Nas várias situações sugeridas né? Com a orientação da agroecologia. Nosso desejo é uma nova hegemonia no campo em que o campo possa não só produzir alimentos mas também possa produzir e e preservar e conservar os bens da natureza. Bens esses que estão são tão caros do campo mas também para o povo da cidade. Veja bem que toda a energia utilizada na cidade, toda água utilizada na cidade os materiais de construção tudo e tudo muito mais e também alimentação vem do campo. Fez lugar estiver descoberto, desprotegido e e o modelo de de utilização e ocupação do solo. Não estiver adequado as leis da natureza certamente as futuras gerações pagarão muito caro pelo seu destino Haja visto os grandes, as grandes denúncias da natureza seja tsunami, seja com a cheias, sejas com com as secas eh seja toda manifestação que a natureza tem dito e pedido socorro. Então nesse dia mundial da alimentação todos nós, todos nós, né? Os da cidade e os da roça. Pensar na vida, na vida do planeta, na vida do solo, na vida da água, na vida do ser humano, na vida de todos os seres vivos. Porque essa é a nossa tarefa mais profunda solidariedade e de defesa da vida.

 

(Lorena) Muito obrigada pela participação, Aguinaldo. Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

17 de outubro de 2023