Fala SINTET-UFU | 20 de abril de 2022

(Lorena) Olá, companheiros e companheiros, ouvintes da Universitária FM. Eu sou Lorena Martins e está no ar o Fala SINTET-UFU.

Nessa edição do Fala SINTET, a gente vai falar sobre as eleições do SINTRASP, que é o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia. Eu convido Robson Luiz Carneiro, que é Coordenador Geral do SINTET-UFU e faz parte da junta eleitoral das eleições do SINTRASP. Seja bem-vindo Robson, eu passo a fala pra você.

 

(Robson) Olá, Lorena. Bom, antes de falar do das eleições do SINTRASP é preciso a gente dar uma contextualizada política, né? O SINTRASP há muitos anos vem sendo coordenado por um mesmo grupo e infelizmente recentemente, aliás, não só recentemente né? Em períodos anteriores também já houve toda uma movimentação dos trabalhadores na tentativa de construir uma chapa pra poder concorrer ao SINTRASP, pra tentar fazer com que o sindicato fosse voltado realmente pros trabalhadores. A sensação que a gente percebeu convivendo com os trabalhadores municipais nesse período aí de discussão é a sensação de que eles não se sentiam representado pela gestão atual que já tem cerca de mais de oito anos na direção desse sindicato. Segundo os trabalhadores e aí eu falo aqui a partir da da percepção que eu tive nas conversas com o pessoal, segundo eles houve um aparelhamento desse sindicato pela gestão municipal ou pelas gestões municipais ao longo do tempo, que tirou todo o sentido que ele tem e toda a representatividade frente aos trabalhadores que o sindicato deve ter.

Bom, acontece que nesse contexto todo, o ano passado o pessoal começou a se organizar pra poder montar uma chapa e concorrer e aí de uma forma até meio estranha foi publicado um edital no início do ano e essa publicação desse edital não permitiu que os trabalhadores e as trabalhadoras se organizassem em chapas pra concorrer nessas eleições. Então o que que os trabalhadores e as trabalhadoras fizeram? Eles se reuniram com alguns advogados e entraram com pedidos de liminar alegando que o processo estava meio viciado, contrariando um pouco o sentido democrático que o sindicato deve ter e entraram na justiça pedindo a suspensão daquele edital que foi publicado em janeiro. O juiz atendeu e entendeu a reivindicação dos trabalhadores e muito provavelmente achou pertinente e deferiu a liminar suspendendo. Em função disso o sindicato foi obrigado a organizar as eleições de uma outra forma, da forma prevista no estatuto do sindicato e na forma que se deseja dentro de um ambiente democrático. Foi chamada uma assembleia dos trabalhadores pra aprovar as resoluções da eleição e nessa assembleia que foi realizada houve uma ampla discussão e ficou aprovada então a resolução que vai conduzir o processo eleitoral e aprovação da junta eleitoral.

Naturalmente, ao longo dessas discussões, o SINTET-UFU se tornou uma referência na cidade em termos de organização sindical. A gente foi convidado a participar desses debates, dessa organização todas. A gente foi convidado pra participar da construção desse momento e lá nessa assembleia o pessoal entendeu que era interessante que o SINTET-UFU tivesse uma representação na junta eleitoral. Foi aprovado por essa junta eleitoral e a gente agora está trabalhando pra organizar esse processo e acompanhar esse processo pra que os trabalhadores e as trabalhadoras possam exercer o seu direito de escolha com muita transparência, muita tranquilidade.

Então fazem parte dessa junta eleitoral um representante do SINTET, que no caso eu fui nomeado lá pela assembleia, o Gilberto Neves, que já é uma figura histórica aqui em Uberlândia, já foi servidor da UFU, é servidor municipal e o Doutor Jânio, que é um advogado também do SINTRASP. Então nós três compomos essa junta eleitoral aí e a gente vai estar junto com esse pessoal nessa junta pra poder organizar essas eleições e conduzir essas eleições.

A eleição deve acontecer agora nos dias 05 e 06 de maio. No momento eles estão em processo de inscrição das chapas. Logo depois começam as campanhas e nos dias 05 e 06 de maio os servidores poderão manifestar sua opção de voto nas urnas.

Eu queria agradecer a oportunidade, convidar a todos e a todas que acompanham o Fala SINTET toda semana e aos trabalhadores e as trabalhadoras do município que porventura estejam nos ouvindo, e incentivá-los, a se filiar aos sindicatos deles, participar desse momento e escolher a melhor chapa que entenderem pra conduzir o o sindicato nos próximos anos.

Muito obrigado, um abraço a todas e todas.

 

(Lorena) E esse foi o Fala SINTET-UFU dessa semana. Você pode conferir mais informações em nosso site e também em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, se cuidem e até o próximo programa.

20 de abril de 2022