Fala SINTET-UFU | 22 de junho de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 22 de junho de 2022

 

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU.

No dia 13 de junho foi realizada assembleia setorial dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas da UFU. Na ocasião, os presentes aprovaram estado de greve contra a mudança arbitrária nas escalas de trabalho por parte da EBSERH. Quem vai explicar melhor toda essa questão pra gente é a Marcia Dutra, servidora do HC e Coordenadora de Comunicação e Imprensa do SINTET. Marcia, seja bem-vinda.

 

(Marcia) Olá Raissa, olá ouvintes do Fala SINTET. Então, desde a adesão à EBSERH, temos tido várias questões relativas à forma de gestão da EBSERH. Temos atualmente dois regimes de trabalho, o seletista e o RJU que historicamente atendeu a população. A gestão EBSERH tem feito várias mudanças, mas numa gestão completamente autocrática e verticalizada. Veja bem, nós temos ali funcionários que trabalham há dez, vinte, trinta anos e organizaram a sua vida e forma de trabalho tentando atender a população, e a falta de funcionários que historicamente assola ali o HC. Então assim, uma gestão pelo menos humanizada tiraria vários dos problemas que estamos tendo atualmente. Na questão das escalas a gestão EBSERH quis utilizar numa normativa do governo de 2018, que inclusive o jurídico do SINTET está olhando com muito cuidado, porque é uma normativa que tem várias brechas e que no final das contas coloca a forma de administração à cargo de quem está gerindo; e nesse caso a EBSERH fez uma mudança intempestiva e queria adequar a essa normativa todos os funcionários RJU que não tem um salário tão alto quanto o funcionário EBSERH e tem dois empregos e dependem de horas extras, que o hospital também necessita pra poder cumprir o seu trabalho. Então ela fez essa mudança intempestiva e queria adequar as escalas já pra julho. Ora, veja bem, os funcionários se deslocarem mais vezes gasolina a sete reais, isso no contexto econômico atual é um absurdo e também uma mudança sem conversar, sem dialogar com os funcionários que muitas vezes já tem o, vamos falar assim, a solução de vários problemas do seu local de trabalho, eu acho assim uma falta de sensibilidade e mesmo de tino de gestão muito grande. Então a necessidade de diálogo é premente. Numa assembleia na semana passada, os funcionários do HC aprovaram em estado de greve pra que tenham um diálogo maior e consigam adequar o trabalho que eles oferecem à população e à vida pessoal. Então, tivemos uma reunião com a gestão com a superintendência do hospital, né? E ficou da gente conversar, foi tirado uma comissão nessa assembleia que teve a semana passada e essa comissão está estudando dessa normativa e as formas de apresentar a gestão superior melhor forma de organização que não prejudique nem o funcionário e nem o trabalho. Então hoje teremos outra reunião dessa comissão e 23 às 14h a gente chama todos aí do HC para essa assembleia, onde se decidirá a melhor de abordar esse assunto, se a gente vai ter um respaldo dessa gestão pra poder continuar fazendo um trabalho, entregando um trabalho de qualidade e não prejudicando a sua vida pessoal ou se será necessário entrar em greve. Então assim, todos conclamados pra essa assembleia dia 23, pessoal. Tá bom?

 

(Raissa) Esse foi o Fala SINTET-UFU dessa semana, você pode conferir mais informação em nosso site e redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa.

 

21 de junho de 2022