Fala SINTET-UFU | 22 de maio de 2024 | 30h para Assistentes Sociais

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 22 de maio de 2024

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre o trabalho de assistentes sociais. Sintonize suas lutas. 

Hoje vamos falar sobre uma questão importante para os assistentes sociais da UFU: a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Os assistentes sociais enfrentam diariamente situações que podem causar grande desgaste físico e mental. Eles lidam com populações vulneráveis e comunidades que enfrentam diversos problemas e essa exposição constante a situações delicadas, torna a necessidade de uma carga horária reduzida ainda mais urgente para garantir seu bem-estar e a qualidade do atendimento que prestam.

Em 26 de agosto de 2010, foi publicada a Lei n.º 12.317, que alterou a Lei n.º 8.662/1993, regulamentando a profissão de assistente social. Essa lei reduziu a jornada de trabalho dos assistentes sociais de 40 pra 30 horas semanais, sem redução salarial. Desde então, todos os profissionais da área têm direito a essa carga horária, reconhecendo a importância do cuidado com a saúde e a qualidade de vida desses trabalhadores.

Convidamos, então, Flávia Silva e Cheliman Alves, assistentes sociais na UFU, para conversar um pouco sobre o tema com nossos ouvintes. Sejam bem-vindas.

(Flávia e Cheliman) Olá, boa tarde. Sou Flávia Maria, assistente social aqui da UFA, atuo na PROAE há 16 anos com assistente estudantil e aí eu gostaria de trazer para vocês, ouvintes, a pauta do dia 15 de maio. Dia 15 de maio ele é o dia do assistente social, né, e é um dia marcado para gente, um dia de lutas que atua na garantia, na aplicação dos direitos sociais e que está sempre em busca da emancipação humana. O serviço social atua na esfera pública e privada, em diversas áreas de atendimento, saúde, educação, assistência social, e aí é uma profissão que está em constante luta e parceria. As demais profissões. Olá, eu sou a Cheliman, sou assistente social da Escola Técnica de Saúde e também trabalho como a Flávia colocou na educação, trabalho na parte de assistência do antigo, mas também a gente faz outros trabalhos com os professores, com os técnicos, no sentido de pensar e coletivizar os direitos sociais, sempre na busca pela emancipação humana. Eu gostaria de colocar um pouco sobre algumas lutas, e uma delas que a gente tem travado é o coletivo das 30 horas federais, que são profissionais da esfera federal de serviço social, que tem pautado as 30 horas nessa esfera. A gente tem uma lei, que é o 8662, de 93, que é uma lei que regulamenta a profissão e que foi sancionada para que ela regulamente. Atividade e nela tem contido o artigo quinto que estabelece a nossa jornada de trabalho, que se coloca como 30 horas. Em várias esferas, isso é respeitado na esfera municipal, na esfera estadual, e o governo federal não tem respeitado essa lei, que é uma lei constitucional, inclusive foi sancionada pelo atual governo. Então a gente gostaria muito de trazer esse debate para a categoria, porque a gente entende que as 30 horas não é somente para o serviço social, mas também, sabendo que a gente tem uma lei constitucional, a gente entende que é uma lei que estabelece e possibilita que o serviço social que trabalha com diversas questões humanas e as desigualdades sociais possam ter um momento para pensar o seu lazer, também pensar a sua vida e garantir a sua saúde mental. Então a gente gostaria de colocar a importância dessa pauta. A importância de ter 30 horas de uma forma coletiva, mas também para o serviço social. Nesse sentido, eu e Flávia gostaríamos de colocar que a categoria como um todo, o serviço público federal, pudesse nos apoiar nessa luta, mas também para que vocês quanto os servidores da UFU pudessem somar com o comando local, somar com a nossa luta, que é a luta pelas 30 horas, mas também pela recomposição salarial, pela reestruturação da carreira. Nós gostaríamos de estender esse convite às pessoas que estão interessadas a pensar com a gente as pautas locais, as pautas nacionais, e a gente gostaria então de agradecer o espaço.

(Raissa) Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

21 de maio de 2024