Fala SINTET-UFU | 23 de março de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA 591 – 23 de março de 2022

 

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU.

Nessa edição do FALA SINTET nós vamos conversar com Robson Luiz Carneiro, que é coordenador geral do sindicato, sobre repasses da mobilização para a greve. Seja bem-vindo, Robson.

 

(Robson) Então Raissa, a greve é um instrumento muito complexo da luta dos trabalhadores. É o último recurso que nós temos, né? E eu acho que tá na hora da gente fazer uso desse recurso porque são três anos tentando negociar com o governo e ele sequer nos recebe.

O último dia 16, por exemplo, nós estivemos em Brasília, tentamos falar com o ministro Guedes. Colocaram o secretário para receber o ofício que a gente tinha em mãos, mas o ministro não se prontificou nem a mandar um representante pra sentar com as nossas representações. Então a greve é o último recurso do trabalhador, né? E tem sido ao longo dos anos o mais eficiente. O problema é que a greve é muito complexa, né? Uma das complexidades da greve é que é muito fácil entrar numa greve, mas é complicado sair dela depois, porque você pode sair com uma derrota, você pode sair com consequências muito sérias pra vida do trabalhador e você pode sair também com uma vitória estrondosas que é sempre o objetivo da greve.

Essa greve mais propriamente a gente vem construindo em todas as bases da FASUBRA, inclusive aqui no SINTET nós discutimos ela no seguinte sentido:a gente aprovou o indicativo de greve, mas de uma greve unificada com todos os setores federais, né? Ou no mínimo com o setor da educação federal. Então a FASUBRA ela tem feito o dever de casa. Todas as bases da FASUBRA conseguiram mobilizar os trabalhadores, conseguiram entar a greve. Mas na última sexta-feira na reunião do Fonasefe, que é o Fórum Nacional dos Servidores Federais, onde a FASUBRA está participando na construção da greve, o pessoal apresentou uma dificuldade muito grande, os outros setores federais apresentaram uma dificuldade muito grande de mobilização, né? Inclusive a FASUBRA procurou SINASEFE para poder saber se o SINASEFE toparia entrar em uma greve só da educação conforme a indicação da assembleia e o SINASEFE também apresentou uma dificuldade grande de mobilização da sua base. A FASUBRA procurou o ANDES pra saber como é que tá o andamento da greve, se o ANDES entraria numa greve da educação, o ANDES também apresentou uma dificuldade muito grande, inclusive alegando que tá em congresso, tá no período congressual e muitos provavelmente não sairia numa greve. Então, quer dizer, a FASUBRA puxar uma greve sozinha é muito complicado. Nós vamos ter que fazer esse debate. Nós vamos chamar uma assembleia pra muito próximo agora, deve ser sexta ou no máximo segunda-feira, pra rediscutirmos nosso posicionamento da base a respeito dessa greve. Mas nessa última reunião que teve na sexta-feira o FONASEFE, que é o Fórum Nacional dos Servidores, apresentou essas dificuldades e reorganizaram o calendário. Então aquela indicação de deflagração de greve pra o dia 23, nessa reorganização do calendário eles jogaram a possível data pro dia 30 e aprovaram uma série de atividades em Brasília no dia 29, 30 e 31 pra gente fazer uma conversa com os parlamentares, pra conseguir agregar forças pro nosso movimento reivindicatório aí do reajuste, né? Da reposição salarial.

Então, a gente vai chamar a base pra poder conversar sobre isso, sobre o nosso posicionamento, colocar essas questões todas bem claramente pra base e tentar manter aí a pegada de mobilização que a gente conseguiu até agora. Uma greve não é fácil, então é preciso muita sensatez na hora de deflagrar uma greve. E por isso que a gente está promovendo esses debates, né? Com mais tranquilidade pra não sair todo mundo correndo pra uma greve e depois pagar um preço alto por sair numa greve sozinha, somente a FASUBRA. É uma reflexão que nós vamos ter que fazer.

 

(Raissa) Robson, eu agradeço muito a sua presença no FALA SINTET-UFU de hoje.

 

(Robson) É isso Raíssa, muito obrigado aí pela oportunidade e ao pessoal eu deixo um abraço e o convite pra participar da assembleia né? Que a gente vai fazer agora pra poder tomar uma decisão. Um abraço a todas e todos e a gente se vê por aí nas lutas.

 

(Raissa) Esse foi o Fala SINTET-UFU dessa semana. Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Uma ótima semana a todos e até o próximo programa.

 

23 de março de 2022