Fala SINTET-UFU | 25 de janeiro de 2023

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 25 de janeiro 2023

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.

Na última terça, dia 24 de janeiro, celebramos o dia nacional dos aposentados e aposentadas. Os últimos anos foram difíceis para a classe trabalhadora brasileira, em especial após a aprovação da Reforma da Previdência, que prejudicou milhares de contribuintes no tempo de aposentadoria, bem como na qualidade de vida para aproveitar esta etapa.

Nessa edição a gente vai falar sobre a importância da luta das aposentadas e aposentados e pra isso eu convido a Lilian Machado de Sá e Valdemiro Paulino, que são servidores aposentados do serviço público.

Lilian e Paulino, sejam bem-vindos!

 

(Lilian) Acho muito importante que as pessoas se aposentem não abrindo mão do sentido da própria vida. Pra muitas pessoas esse sentido tá transcendência, pra outras está nas próprias pessoas. Cada um tem seu caminho. E é importante que esse caminho não seja abandonado quando da aposentadoria. Porque aposentadoria não significa final de vida. Significa mais tempo pra realizar coisas que você considera e que não foram possíveis de serem trabalhadas por você em função do trabalho. Agora é tempo de pensar em essência. O que te move? Tente fazer um exercício de descobrir qual sentido da sua vida e não o abandone. Viver esse sentido é muito importante pra que você tenha uma vida rica, feliz, com muitas alegrias. Claro que com tristeza, porque ninguém vive nesse mundo sem ter sofrimento. E eu acho que fazer do sofrimento um motivo pra crescimento é muito importante. Acho muito importante que a gente continue as lutas por melhoria de dignidade pros trabalhadores, para os servidores públicos que hoje são tão agredidos, né, pelo governo passado. Acho importante a mobilização nossa em torno do sindicato, que ele seja fortalecido, que ele continue sendo um sindicato combatente, que defenda nossas bandeiras. Afinal de contas, o sindicato é feito por nós, não é pela direção e é muito importante que entendamos isso pra que a gente consiga fortalecer a nossa luta e com isso contribuir pro desenvolvimento das universidades, que é um local de suma importância pro desenvolvimento da humanidade. Então eu tenho muita preocupação que quando as pessoas se aposentam e consideram que “pronto, agora não tem mais nada pra fazer”, se instala o vazio. Muitas vezes as pessoas se deprimem. Isso precisa ser muito cuidado, muito cuidado pra que as pessoas entendam que é um novo ciclo, uma nova fase que se inicia e que há muito o que fazer. E que esse ciclo pode ser pleno de realizações e pode nos dar uma dignidade impressionante. A partir do momento que tenhamos clareza de qual é o nosso papel nesse mundo. Com que vamos contribuir pra que a humanidade se desenvolva plenamente.

(Paulino) Passamos por um período longo sem reajuste salarial, inflação alta e abandonados pelo governo anterior. Tivemos de desistir de plano de saúde, das reuniões familiares e da nossa entidade sindical por motivos óbvios: a pandemia que persiste até hoje. Mas nem tudo perdido. Hoje estamos com um novo governo, governo democrata que está disposto a negociar. Mas para isso, precisamos estarmos juntos e unidos para apoiarmos nossos sindicatos nas negociações que já despontam no horizonte. Por esse motivo, convido a todos e todas a participares mais nesses momentos, juntos seremos mais forte e só com luta que conquistaremos os nossos objetivo, porque a nossa luta, as nossas conquistas até hoje só foram resolvidas e conquistadas com muita luta e suor, principalmente dos nossos aposentados e aposentadas e pensionistas, que formaram essa entidade de luta que é o sindicato.

(Lilian) Que todos nós aposentados e aposentadas possamos ter um engajamento grande na luta pela dignidade do povo.

24 de janeiro de 2023