Fala SINTET-UFU | 29 de novembro de 2023 | Conheça a campanha Natal sem Fome

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 29 de novembro de 2023

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Lorena Martins e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a Campanha Natal Sem Fome. Sintonize suas lutas.

O Natal se aproxima e com ele surgem campanhas de solidariedade. Neste ano o SINTET-UFU apoia a Campanha Natal sem Fome, que é uma iniciativa do MLB, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas. A campanha Natal Sem Fome é realizada há mais de 15 anos em todo Brasil, buscando proporcionar segurança alimentar e esperança pra centenas de famílias nesta data especial.

No Fala SINTET-UFU dessa semana nós conversamos com Ana Clara de Sena Souza, que explica mais sobre a campanha Natal sem fome. A Ana Clara é estudante de Letras na UFU, integrante do Diretório Acadêmico da Letras, militante da Unidade Popular Pelo Socialismo, do Movimento de Mulheres Olga Benário e do Movimento Correnteza.

Ana, seja bem-vinda.

 

(Ana Clara) Olá ouvintes do FALA SINTET, meu nome é Ana Clara, sou militante na unidade popular pelo socialismo no movimento de mulheres Olga Benário e no movimento correnteza, movimentos que constroem a luta diária na cidade de Uberlândia e por todo Brasil. E hoje eu tô aqui pra falar pra vocês sobre a campanha do Natal sem fome do movimento de luta nos bairros Vilas e Favelas o MLB. A gente sabe que no Natal em meio a tantas luzes e festividades nós não podemos ignorar as profundas e extremas desigualdades que assolam a nossa sociedade. O movimento de luta nos Brasil e favelas luta por uma sociedade justa e sem desigualdades, inicia a campanha do Natal sem fome. Campanha que já é realizada há mais de quinze anos e que enfrenta cara a cara a fome que assombra nossos irmãos e irmãs. A gente compreende que a fome é sim o sintoma extremamente agudo das contradições inerentes do sistema capitalista enquanto muitos vão desfrutar de banquete, de gastos artebados, outros vem enfrentar a cruel realidade da escassez e da fome. E a solidariedade proletária é a resposta que o Natal sem fome é uma manifestação prática dessa solidariedade. Então estou aqui hoje convocar todos vocês, todos camaradas, trabalhadores, técnicos administrativos, suas famílias e amigos pra se unir nessa causa do Natal sem fome. Pra contribuir com a nossa campanha, você pode enviar qualquer valor via Pix e com esse dinheiro a gente vai comprar itens pra montar cestas básicas a chave do nosso pico é MLB ponto Uberlândia arroba Gmail ponto com e caso você queira doar alimentos, roupas, brinquedos ou itens de higiene basta conferir os nossos pontos de coleta que a gente tá espalhado aqui em Uberlândia. Esses pontos disponíveis no nosso INSTAGRAM arroba Correnteza Ufo. Então camaradas que nesse Natal a gente faça muito mais do que somente celebrar, que a gente possa transformar o nosso Natal, as nossas festividades em um grande ato revolucionário. Ato que desafie as estruturas que feito uma miséria e que juntos possamos criar um futuro onde todos vão ter acesso digno a comida, a higiene e a vestuário. A revolução ela começa na solidariedade e essa campanha é um passo extremamente fundamental. Junte-se a nós do Natal sem fome, do movimento de luta nos bairros Vilas e Favelas. E que lutemos pro Natal de esperança e justiça. Então se você quer contribuir você pode doar no PIX MLB ponto Uberlândia arroba Gmail ponto com ou deixar alimentos, roupas, brinquedos ou de higiene e uma das nossas caixinhas que estão espalhadas pela cidade de Uberlândia. As suas localizações estão disponíveis no Instagram arroba Correnteza UFU. É isso camaradas. Vamos todos lutar aí por um Natal de esperança e justiça.

 

(Lorena) Ana Clara, muito obrigada pela participação. Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

28 de novembro de 2023