Fala SINTET-UFU | 30 de março de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA 592 – 30 de março de 2022

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.

 

(Lorena) Hoje nós vamos conversar com Elizete Mendes Rosa, que é servidora UFU aposentada e faz parte da Coordenação Colegiada do Sindicato. A Elizete vai falar sobre a importância da participação dos aposentados e aposentadas na luta pelo reajuste salarial das servidoras e servidores públicos federais. Elizete, seja bem-vinda.

 

(Elizete) Obrigada Lorena, agradeço o espaço, em seu nome eu quero parabenizar e cumprimentar toda a equipe de comunicação, incluindo aí os coordenadores da pasta do sindicato. Cumprimentar também os meus colegas aposentados, aposentadas e pensionistas e dizer a todos eles que a nossa participação nas pautas do sindicato é muito importante. Foi aprovado em Assembleia, né, uma paralisação para o dia 31 de março, que estejamos atentos as ações do comando de mobilização. E aqueles que puderem: compareçam nas ações propostas para o dia 31. A pauta é a recomposição emergencial de 19.99%, não sei se vocês sabem, mas o governo já havia assinalado o reajuste somente nos benefícios, e nós aposentados não temos os benefícios em nossos vencimentos né? Todos sabem, o vale alimentação é um benefício e nós não temos. Então nós temos que lutar e essa nossa luta é pelo reajuste em cima do salário base, e não somente no vale-alimentação que a gente não tem. E o nosso orçamento, ele é bem diferente dos servidores da ativa, porque sobre ele incide, muitos aí nem tem né, que é o plano de saúde, porque ele é muito caro. E aí você tem que dar opção: ou por comer ou por ter um plano de saúde. E além disso, com o passar do tempo algumas doenças vão aflorando, e aí você tem que cuidar, você tem que comprar medicamentos. Os medicamentos vocês sabem que estão num preço absurdo. Eu vou citar um exemplo, em 2019 eu pagava quase R$100,00 por um medicamento que é de uso contínuo -o difícil é isso, é de uso contínuo, você não pode parar, não pode tomar um mês sim um mês não- ele custava cento e poucos reais, hoje eu pago R$250 a caixa. E eu comprei também tem dois meses atrás, nem sei mais qual o valor desse medicamento hoje. Então eu acho que os nossos salários não acompanham essa curva ascendente dos valores que são cobrados aí nos medicamentos, consultas, a nossa alimentação também, ela tem que ser muito bem cuidada, a gente não pode tá comendo qualquer coisa, muitos aí tem uma alimentação delicada, tem que ter um tratamento que acompanha essa medicação, essa alimentação… Então, pra nós aposentados tá sendo muito difícil, porque a gente aposentou, perdeu alguns benefícios e a gente ficou numa defasagem de salários.

 

(Lorena) Elizete, outra questão importante que inclusive a gente abordou aqui no FALA SINTET foi o Decreto 10.620, que transfere as aposentadorias e pensões dos servidores das autarquias e fundações federais para o INSS, afetando diretamente os aposentados e aposentadas UFU. Fala um pouquinho pra gente sobre essa tema.

 

(Elizete) É, outro fato que nos preocupa neste momento é o decreto 10.620, né, que é a centralização das aposentadorias e pensões no INSS. E a UFU tem até junho, agora, para passar os aposentados e pensionistas pro INSS. Esse decreto não atinge só nós que já estamos aposentados, mas atinge também quem vai se aposentar, porque ele passa aposentar pelo regime geral do INSS e a gente indo para essa folha de pagamento do INSS, a gente não tem mais a garantia da paridade. Se, por exemplo, passar esse aumento, esse reajuste de 19,99% e nós já estivermos na folha do INSS, a gente não vai receber esse aumento. Tem isso aí, não existe a paridade, por isso que conclamo, todos vocês, aposentados e pensionistas a estarem mobilizados. E não é só ir na assembleia, ir lá e votar, é ir na Assembleia, participar do que ocorre depois da assembleia. Então é necessário a nossa participação em todos os espaços em que o sindicato está, porque o sindicato somos nós, se o sindicato tá fraco, somos nós, se ele tá forte, somos nós também. Então eu conclamo, eu peço a vocês, que nós possamos estar presentes, né, na medida do possível, em todas as ações que nosso sindicato está propondo e irá propor para nós.

 

(Lorena) Elizete, agradeço muito a sua presença no FALA SINTET. É muito importante que todos e todas tenham conhecimento sobre essas questões que você trouxe aqui pra gente no programa de hoje.

 

(Elizete) Agradeço a vocês, um grande abraço. Obrigada Lorena e até mais!

 

(Lorena) Lembrando que mais informações sobre a mobilização da categoria pelo reajuste salarial, você encontra em nosso site, www.sintetufu.org.

E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana!

Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais.

Ótima semana a todas e todos, se cuidem e até o próximo programa!

29 de março de 2022