Fala SINTET-UFU | 30 de novembro de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 30 de novembro de 2022

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.

 

As eleições de 2022 trouxeram grande expectativa na construção de candidaturas de esquerda ao legislativo e ao senado. Aqui vamos relembrar alguns dados a fim de pensar os desafios de legislar a reconstrução do Brasil. A bancada de mulheres da Câmara Federal elegeu 91 mulheres, que representam 17,7% das 513 cadeiras. Duas dessas mulheres são trans, que pela primeira vez na história são eleitas à Câmara Federal. Já as candidaturas de pretos e pardos eleitos somam, respectivamente, 27 e 107. Os representantes indígenas eleitos, somam 5 deputados. Por outro lado, sabemos que o PL, partido do atual presidente, elegeu a maior bancada da Câmara, seguido da federação composta pelo Partido dos Trabalhadores.

Bom, pra conversar com a gente nessa edição do Fala SINTET convidamos Dandara, vereadora de Uberlândia e deputada federal eleita por Minas Gerais. Dandara foi uma das signatárias da Plataforma em Defesa da Universidade, do SINTET-UFU. Seja bem vinda, Dandara.

 

(Dandara) Salve salve, Fala SINTET-UFU, é um prazer enorme estar aqui participando com vocês. Pra quem não me conhece eu me chamo Dandara, sou professora, militante, moro na periferia, cria dos movimentos sociais, vereadora mais de votada em 2020 em Uberlândia e dessa vez, em 2022, eu fui a 5ª mais votada do PT de Minas Gerais, com 86.034 votos. A primeira mulher negra deputada federal do PT de Minas. Estou muito feliz em participar com vocês porque sei que essa nossa eleição é resultado das lutas coletivas, dos processos de resistência que nós construímos e travamos em todo o nosso estado. Nós sabemos que não foi uma eleição fácil, enfrentamos o fascismo, a máquina, as elites, o poderio dos coronéis. Mas graças as nossas existências, nós conseguimos avançar numa bancada de esquerda no nosso estado e também derrotar, no segundo turno, o fascismo nas urnas. Nós sabemos que foi apertado a diferença, mas na conjuntura em que nós vivemos, 2 milhões de voto de frente significa muita coisa. Eleger o presidente Lula pra esse terceiro mandato significa nesse momento, retomar um ciclo de desenvolvimento democrático, apontar pro futuro. E é sobre isso que eu quero falar com vocês. Nós vamos precisar, no próximo período, de ter mandatos “pé na porta” e muita luta. O que é isso Dandara? Que não nos cabe mais, companheiros e companheiras, mandatos civis pela lógica da burocracia, que acham que a vida no acordinho de gabinete ou na votação do plenário. Nós vamos precisar fazer muita pressão de fora pra dentro, disputar a sociedade, corações e mentes, valores, construir de fato um projeto democrático e popular de poder. Pra que a gente possa avançar em reformas, estrutura estruturantes do estado brasileiro, pra que a gente possa avançar em legislações conectadas com os desejos, com as necessidades mais urgentes do século XXI. Nós precisamos de um estado forte, precisamos combater os desmontes, precisamos reverter as perdas de direitos trabalhistas e do campo do serviço público que nós tivemos nos últimos anos, ao mesmo tempo construir uma agenda de futuro. Um forte abraço, muito obrigada a esse sindicato que eu respeito e admiro muito. Um abraço a categoria e ao SINTET.

 

(Lorena) Dandara, nós agradecemos muito a sua participação. Essa edição do Fala SINTET-UFU contou com informações da Agência Câmara de Notícias. Você pode conferir mais informações em nosso site e redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

 

29 de novembro de 2022