Fala SINTET-UFU | 8 de maio de 2024 | Aposentados na luta da greve

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 08 de maio de 2024

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Lorena Martins e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a presença dos aposentados na luta da greve. Sintonize suas lutas. 

A greve dos técnico administrativos em educação, já passou dos 50 dias. Entre as reivindicações, estão a reestruturação da carreira e recomposição salarial. Neste contexto, destacamos a participação das aposentadas e aposentados, que seguem na luta, participando das mobilizações e atividades de greve. É válido ressaltar que a proposta de reajuste zero pra 2024, apresentada pelo governo, impacta principalmente nessa parcela da categoria, os aposentados; já que eles não recebem auxílio alimentação e nem auxílio creche; benefícios que tiveram seus valores reajustados pros servidores que estão na ativa.

Bom, pra conversar sobre essa pauta com a gente, convidamos Valdemiro Paulino, servidor aposentado, membro do Comando Local de Greve dos TAEs da UFU e Coordenador do SINTET. Seja bem-vindo, Paulino.

 

(Paulino) Sou Paulino, coordenador na pasta do Jurídico do SINTET-UFU. Hoje vamos abordar a posição dos aposentados e pensionistas no contexto atual. O governo, no início das negociações, ofereceu reajuste zero para os servidores da área da educação. Isso trouxe o movimento paredista, reivindicando reestruturação da carreira e reajuste para a categoria ainda este ano. O governo, estrategicamente para fragmentar o movimento e dividir a categoria, ofereceu aumentos nos aposentados. Benefícios do plano de carreira, no plano de saúde, no vale alimentação e no auxílio creche. O movimento em Assembleia aprovou a proposta de receber os benefícios, mas aprovaram a continuação da greve reivindicando, reestruturação da carreira e aumento ainda este ano, porque os benefícios seriam para o pessoal nativo e os aposentados.

Aproveitando aqui quero reforçar a fala do nosso coordenador-geral do SINTET-UFU, que sempre nas reuniões e nas Assembleias ele reafirma que “nós não vamos deixar ninguém para trás” e isso tá sido mantido até agora. Por outro lado, na sexta-feira, dia 3, nós tivemos a presença do nosso queridíssimo ex-prefeito Gilmar Machado, que foi deputado, e o ministro Padilha, que é Ministro da Srticulação Política do Governo. Nesse momento, aproveitando a proposta, que não é minha, mas é de todos nós, porque surgiu essa proposta e eu vi no grupo do WhatsApp e achei importante e fiz o encaminhamento ao secretário que levasse ao governo a reivindicação de todos nós, que em síntese: os aposentados, da contribuição no imposto de renda, que foi aprovado por unanimidade do Comando Local em fazer um ofício, entregar em mãos para o nosso secretário levar e apresentar ao governo na terça-feira. Por outro lado, é muito importante isso que eu vou falar, reforçando a fala da nossa coordenadora da pasta dos Aposentados, que o tempo todo ela está falando, “gente, vamos reunir forças, vamos incorporar, vamos se juntar ao movimento, participar no comando trazendo propostas, trazendo reivindicações, vamos participar das assembleias e reforçar esse movimento que está muito bonito, com essa juventude forte que está participando, que está atuando, com muita ênfase e com muita coragem”. Nós já lutamos tanto, por que não lutar mais um pouquinho? Vamos juntos, que juntos nós venceremos.

 

(Lorena) Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

6 de maio de 2024