Fala SINTET-UFU | Reajuste Salarial dos Servidores Públicos | 22 de fevereiro de 2023

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU.

Na última quinta-feira, 16 de fevereiro, a Direção Nacional da Fasubra esteve reunida com o Governo Federal pela primeira vez após 7 anos de interrupção da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

De acordo com informações já divulgadas, Sérgio Mendonça, que é Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, apresentou a previsão orçamentária para o ano de 2023 e afirmou que o valor previsto para reajuste de salários e benefícios é de 11,2 bilhões. Sérgio informou, ainda, que nesse primeiro momento a expectativa do governo é discutir o reajuste apenas para o ano de 2023 para posteriormente debater a Lei Orçamentária Anual e reajustes para 2024.

Para trazer repasses mais atualizados para nossos ouvintes, convidamos Toninho Alves, que é coordenador geral da Fasubra, para participar do Fala SINTET-UFU dessa semana. Seja bem-vindo, Toninho.

 

(Toninho) A direção da FASUBRA em conjunto com as entidades que compõe o FONASEFE se reuniu com o governo no último dia 16 pra discutir a primeira proposta do governo de pauta de reivindicação. O ofício do FONASEFE versava sobre a questão da recomposição salarial, das perdas do último período emergencial de 27%, o revogaço do governo sobre as instruções normativas e outros ataques do governo como os decreto e também sobre as mesmas específicas de negociação. O governo respondeu que ele pode colocar apenas na mesa o orçamento votado em 2022 de 11,2 bilhões e a proposta do governo é atender dentro desse orçamento um percentual de recomposição mais o auxílio alimentação. Sobre o revogação o governo falou que ainda está esperando a montagem das equipes nos ministérios que ainda não estão formados e posteriormente a ministra Esther Dweck convocará os ministros pra discutir as mesas específicas com as entidades.

Por último, sobre a questão do revogaço,  o secretário Sérgio Mendonça solicitou as entidades que encaminhassem aí o pedido de revogação dos decretos, instituições normativas e outros pareceres porque eles estavam estudando alguns que já haviam sido encaminhados como a 10723, a 10720, que tem a predisposição de revogar, mas com certeza tem pré-disposição de suspender ou revogar todos esses decretos.

Sobre a mesa do orçamento o governo mandou a proposta dele por escrito agora a proposta é: usar os 11,2 milhões dando reajuste, recomposição, de 7,8% e 1%, utilizar 1% pro auxílio alimentação, o que daria um reajuste de 44% no auxílio. Então a FASUBRA vai se reunir no dia de hoje (17/02), a direção nacional e posteriormente vai reunir com o e orientar as entidades de base a discutir nas suas assembleias a contraproposta. Já classificamos esse valor de 11,2 bilhões insuficiente pra atender as nossas reivindicações e vamos lutar pra que o governo aumente o repasse desse valor aí pros companheiros e companheiras da base. Toninho Alves, diretamente da FASUBRA para os companheiros do SINTET-UFU.

 

(Raissa) Toninho, nós agradecemos muito a sua participação. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, se cuidem e até o próximo programa!

 

23 de fevereiro de 2023