Home » Notícias » Mundo »

Consun aprova redução de vagas na Eseba

Medida temporária se deve à falta de professoresEseba

O número de vagas para alunos ingressantes na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) será reduzido de 75 para 60 nos dois próximos anos letivos (2016 e 2017). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário da UFU na reunião desta sexta-feira (10/07).

A relatora do processo, professora Lázara Cristina da Silva, da Faculdade de Educação (Faced/UFU), apresentou parecer favorável à redução de fluxo de ingresso com base na diminuição do número de professores da Eseba no período de 2011 a 2014. Segundo a diretora Elizabet Rezende de Faria, com a implantação do Banco de Professor Equivalente em 29/05/2014, não foram repostas 16 vagas de professores que se aposentaram.

Com menos docentes, a Eseba precisou fazer alterações que interferem no seu perfil de escola de aplicação, vinculada à universidade. Os projetos de ensino, pesquisa e extensão foram reduzidos em detrimento das atividades de ensino. Além disso, profissionais licenciados que atuavam como coordenadores pedagógicos tiveram que deixar o cargo de gestão para assumir turmas como professores e houve dificuldade de liberação de servidores para capacitação em cursos de pós-graduação.

O Consun aprovou o parecer favorável à diminuição do número de alunos ingressantes da Eseba – foram 41 votos favoráveis, 20 contra e 11 abstenções – e indicou a formação de uma comissão para discutir a situação da escola e propor outras medidas para resolver o problema da falta de professores

 Fonte: Comunica UFU

15 de julho de 2015