Home » Notícias » Mundo »

Nota da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU sobre a condenação do ex-presidente Lula em 1ª instância

“Moro / num país tropical (Justiça tucana)” por Ribs

Nessa Quarta (12/07/2017), o Juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente Lula pelo processo da Lava Jato. A pena é de nove anos e seis meses e os crimes são corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex. Lula não será preso de imediato e mantém direito a concorrer a cargos públicos, uma vez que ainda não foi condenado por decisão colegiada dos tribunais superiores.

A coordenação colegiada do SINTET-UFU não compreende como legítima a condenação de Lula, que não está subsidiada por provas concretas e sim por convicções por parte do Ministério Público Federal que se sustenta com uma ação penal frágil em termos de materialidade e provas; ao passo que o poder judiciário deixa Aécio Neves impune (mesmo diante de provas concretas relacionadas à corrupção e a disposição do Senador em mandar assassinar qualquer pessoa antes de qualquer delação).

Ressaltamos que isso não significa em nenhuma hipótese, qualquer ilusão ou manifestação de apoio da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU ao projeto de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi e é sustentado por uma perspectiva de conciliação de classes, que estruturalmente mantêm a lógica de reprodução desse sistema econômico excludente beneficiando estruturalmente as frações da classe dominante. Ou seja, a posição da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU em defender as liberdades democráticas e de questionar o caráter reacionário da Lava Jato não se confunde com qualquer tipo de defesa de um projeto que paute a aliança política da classe trabalhadora com as grandes empresas e seus partidos. Apostamos na necessidade de construir um campo popular que impulsione uma Frente de Esquerda capaz de derrotar nas urnas e nas ruas o Golpe Parlamentar-Jurídico-Midiático que caracteriza a conjuntura brasileira, capaz de derrotar o avanço do processo de retirada de direitos sociais da classe trabalhadora e capaz de construir um país justo e sem desigualdades sociais.

Diretas Já para Presidência e Congresso! Nenhum direito a menos!

 

13 de Julho de 2017

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

13 de julho de 2017