Home » Notícias » Mundo »

Nota de pesar e solidariedade do SINTET-UFU

A Coordenação Colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) expressa indignação e pesar pelo incêndio no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que é um pilar fundamental do patrimônio cultural e científico de nosso país.

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU lamenta o crime cometido pelo Governo ilegítimo de Temer e seus ministros, que negaram repassar verbas públicas para evitar essa tragédia. Esse descaso criminoso é parte de um projeto político maior, que representado pela Emenda Constitucional 95/2016, visa desmanchar as Universidades Públicas de nosso país, bem como inviabilizar a produção científica autônoma no Brasil. Para destruir um país ou impor um novo projeto de submissão política de nossa população à ordem do capital, é preciso destruir sua memória cultural.

Expressamos nossa solidariedade a toda à comunidade da UFRJ, em especial a todas e todos que fazem de forma heroica a gestão do Museu sem o devido financiamento estatal, bem como em especial a comunidade científica que está vinculada diretamente ao cotidiano do local.

Solicitaremos ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a proposição pública no Conselho Superior de nossa Instituição, uma nota de repúdio a política imposta pelo Governo Temer com sua Emenda Constitucional 95/2016 solicitando a revogação da mesma; bem como a proposição de uma articulação nacional via ANDIFES, para pressionar o Governo Federal a recompor o orçamento das Universidades que estão congelados nesses últimos anos.

Vale destacar por fim, que no caso específico da UFRJ, nos últimos 4 anos, essa Universidade sofreu um corte criminoso de 140 milhões de reais em seu orçamento público; e certamente a realidade da UFU não deve ser diferente a essa. O momento é de gritarmos publicamente e darmos um basta a essa política destruidora que em breve também desmanchará no ar as demais Universidades Públicas.

 

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

3 de Setembro de 2018

3 de setembro de 2018