Home » Notícias » Mundo »

Nota do SINTET-UFU em solidariedade aos estudantes vítimas de ação truculenta e abusiva por parte da Polícia Militar

Na noite do dia 11 de março de 2018, estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sofreram com uma ação lamentável nas imediações do Bar da Dona Antônia, localizado próximo ao Campus Santa Mônica da UFU.

Chegou ao conhecimento da Coordenação Colegiada do SINTET-UFU que um grupo de estudantes da UFU estavam nesse bar e que por volta das 23h chegaram várias viaturas da polícia militar, com policiais sem identificação, utilizando spray de pimenta e bomba de efeito moral que feriu estudantes atingidas e atingidos por estilhaços dessa bomba. Essa ação truculenta, desproporcional, realizada sem nenhum diálogo prévio com essas estudantes e esses estudantes, demonstra o despreparo da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais em lidar com situações que envolvem a vivência de atividades de lazer e entretenimento. Essa ação truculenta está combinada com a ação de mudança do comando da Polícia Militar aqui na cidade em 2017 com a política estimulada pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, de fechamento de bares e cerceamento ao acesso de atividades culturais por parte da juventude que vive na cidade.

Em tempos de golpe jurídico-midiático-parlamentar que promove o avanço de um Estado de Exceção no país, o SINTET-UFU repudia essa ação truculenta da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Questionamos o que a Polícia Militar não faz cotidianamente nos bairros periféricos da cidade de Uberlândia, contra a população em sua maioria pobre e negra, ao passo que em pleno bairro Santa Mônica a polícia realiza ação de tamanha truculência.

Entendemos que a Administração Superior da UFU deve realizar todos os questionamentos necessários aos órgãos competentes como, por exemplo, a corregedoria da polícia militar, o ministério público (que a UFU se apresenta sempre mais submissa do que de costume), ao governo do Estado de Minas Gerais e outros.

O SINTET-UFU expressa total solidariedade política e jurídica às estudantes e aos estudantes vítimas desse abuso de autoridade, e desejamos boas vindas à todas estudantes e todos estudantes ingressantes na UFU, e que gozem com democracia e plenitude a rica vida universitária que existe dentro da UFU.

Trabalhador/a e Estudante, essa aliança nos leva adiante!

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

13 de março de 2018

13 de março de 2018