Home » Notícias » Mundo »

Saúde para quem? UFU anuncia prorrogação de plano com reajuste de 34,97%

Na manhã de hoje (07/12) foi divulgado pela DIRQS/PROGEP um comunicado referente à prorrogação do plano de saúde da UNIMED das servidoras e servidores até 31 de junho de 2019 com reajuste 34,97%. No mesmo comunicado é divulgado que quem não quiser permanecer no plano terá até o dia 20/12/2018 para solicitar o cancelamento.

Visando maior transparência e diminuir a insegurança relativa a um tema tão sensível às trabalhadoras e trabalhadores da universidade, sejam ativos, aposentados ou pensionistas, a Coordenação Colegiada do SINTET-UFU solicitou à DIRQS, à PROGEP e ao Gabinete do Reitor a realização de uma Assembleia Geral da Saúde Suplementar.

O SINTET-UFU é contrário a este reajuste e está acompanhando o processo licitatório que tem previsão de ocorrer em Janeiro, na qual vai alterar o contrato entre a UFU e alguma Empresa do Plano de Saúde. Avaliamos que a perspectiva é de que em 2019 os problemas com o plano de saúde persistam. Existe a possibilidade do futuro plano de saúde oferecer um serviço mais restrito e com o mesmo valor. Existe a possibilidade também de se manter o mesmo serviço oferecido pela Unimed hoje com um valor muito mais caro. Essa é a lógica de funcionamento dos planos privados que tratam a vida e a saúde da população como matéria-prima para extração de lucros.

Coordenação Colegiada – SINTET-UFU

7 de dezembro de 2018