Home » Notícias » Mundo »

Técnicas e técnicos-administrativos aprovam greve em 14 de junho

Imagem: Guilherme Gonçalves

Por Guilherme Gonçalves

Na tarde dessa quarta-feira, 29, trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovaram greve no dia 14 junho. A assembleia que aprovou a ação aconteceu no anfiteatro H do bloco 5O, campus Santa Mônica.

Além de aprovarem a greve, os participantes fizeram ainda análise de conjuntura e elegeram delegadas e delegados para a Plenária da FASUBRA nos dias 08 e 09 de junho. O evento foi coordenado por Maria Cristina Sagário, com Elizete Mendes Rosa como secretária e Lorena Martins como relatora.

Para embasar a participação da categoria na greve geral do dia 14 de junho, foram levantados pontos da conjuntura nacional que tem impactado a educação pública brasileira. As ações agressivas do governo federal em sucatear áreas como a educação forçam medidas mais intensas das trabalhadoras e trabalhadores.

Assim, com debates para construção da unidade das trabalhadoras e trabalhadores em defesa da universidade pública, foi aprovada por unanimidade, a participação das técnicas e técnicos-administrativos na greve geral no dia 14 de junho. O ato, maior que do último dia 15, será preenchido com diversas atividades que serão divulgadas nos próximos dias.

Em seguida, as chapas inscritas defenderam suas teses para a Plenária Nacional da FASUBRA, que acontece nos dias 8 e 9 de junho. Foram eleitos 3 representantes da chapa Lutar e Resistir e 2 representantes da chapa União e Luta. A representante da Coordenação Colegiada será Maria Laudemira Rezende.

29 de maio de 2019