1º DE MAIO | Nossas conquistas foram feitas com luta!

Greves na história:

 

 

1857 – Greve Negra da Bahia: Considerada a primeira greve do Brasil, ganhadores, escravizados urbanos que repassavam a maior parte dos ganhos para os escravizadores, cruzaram os braços e pararam toda a cadeia de transporte de pessoas e mercadorias por melhores condições.

 

18861 de maio: Trabalhadores/as de Chicago lutam para conquistar a jornada de trabalho de 8h diárias e são massacrados. Este acontecimento se tornou símbolo da luta dos trabalhadores de todo o mundo e base para a conquistas de muitos direitos.

 

1917 – Greve Geral: A primeira Greve Geral mostrou que a solidariedade de classe pode obter vitórias e obtém aumentos salariais.

 

1953 – Greve dos 300 mil: Contra o alto custo de vida, a greve obteve 32% de aumento salarial em todo o país.

 

1979 – Greves do ABC: Metalúrgicos do ABC paulista retomam as greves após anos de ditadura, reconquistam direitos e abrem caminho para a volta da democracia.

 

2017 – Após 20 anos, o Brasil volta a ter uma Greve Geral contra a reforma trabalhista e da previdência. Foram mais de 150 cidades e 40 milhões de trabalhadores parados e a mobilização derrotou a reforma da previdência.

29 de abril de 2022