30 horas: A hora é agora!

Após anos de promessas vazias e de muita mobilização, jornadas de luta e paralisações, estamos em vias de implementar a flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas semanais no HC-UFU. Essa história é longa e cada trabalhador e cada trabalhadora do HC-UFU foi fundamental para sua construção. No ano passado obtivemos uma vitória limitada: foi aprovada a flexibilização da jornada mas havia um impedimento burocrático, uma vez que só era permitida a flexibilização se todas as pessoas do setor aderissem à flexibilização, o que significava também que todas as pessoas deste setor precisariam abrir mão dos APHs.

Após uma nova rodada de mobilizações do SINTET-UFU neste ano, com participação ativa de trabalhadoras e trabalhadores do HC que escolheram representantes setoriais para avançar na organização, o requisito de adesão integral dos setores foi derrubado e cada pessoa pode aderir individualmente. Para isso, os setores devem organizar suas escalas tendo como referência o mês de agosto, com assinatura do termo individual por todas as pessoas que forem aderir. Toda a documentação do setor precisa ser reunida e entregue na Gerência de Enfermagem.

Como é necessário prazo para a comissão analisar a documentação e lançar nas escalas, este processo precisa ser feito o mais rápido possível para que se possa iniciar a flexibilização no mês de agosto. Sugerimos que os setores enviem toda a documentação até o dia 26/06.

O SINTET-UFU informa ainda que houve acordo com a Direção do HC-UFU de que, com o fim do APH já anunciado pela EBSERH, todos os servidores UFU poderão aderir à flexibilização. Seguiremos em luta para que o dimensionamento da força de trabalho da EBSERH seja feito com o quantitativo adequado para evitar sobrecarga e a recomposição da força de trabalho seja efetivada.

No link abaixo você pode acessar o termo individual que deve ser entregue à chefia de seu setor que está reunindo a documentação. Caso seu setor não esteja organizado, entre em contato com o SINTET-UFU.

Essa vitória só foi possível pela mobilização de todas de todos! E a manutenção da flexibilização em 30 horas depende da mobilização permanente de todos nós.

 

TERMO INDIVIDUAL

22 de junho de 2020