Aposentados visitam Museu das Telecomunicações da Algar Telecom

Por Guilherme Gonçalves
Passeio-Museu-Algar-01

Aposentados viram a evolução dos meios de comunicação em Uberlândia (Imagem: Guilherme Gonçalves)

Na manhã dessa quinta-feira (21), os aposentados e aposentadas do SINTET-UFU visitaram o Museu das Telecomunicações da Algar Telecom localizado na sede da Algar Holding, no bairro Granja Marileusa em Uberlândia. O grupo foi acompanhado pela jornalista Adriana Sousa, uma das responsáveis pela montagem da exposição e foi mais uma iniciativa da Coordenação de Assuntos de Aposentados, representada pelas coordenadoras Elizete Mendes Rosa e Maria Laudemira da Silva Rezende.

Passeio-Museu-Algar-03

A jornalista Adriana Sousa foi responsável pela recepção e contou a história do Museu das Telecomunicações (Imagem: Guilherme Gonçalves)

A visita começou pelo auditório anexo a exposição, onde Adriana Sousa contou fez um breve relato sobre o projeto. “A exposição surgiu no final da década de 90 a partir de documentos encontrados na sede da CTBC”, afirmou a jornalista. Sousa ainda contou que após apuração dos documentos foram feitas entrevistas com antigos funcionários do grupo Algar que contaram um pouco da evolução das telecomunicações no triângulo mineiro e o desenvolvimento da cidade de Uberlândia.

Passeio-Museu-Algar-02

Durante o passeio, Adriana contou curiosidades sobre o funcionamento de alguns dos aparelhos do acervo (Imagem: Guilherme Gonçalves)

Após todo o trabalho de pesquisa foi feita a montagem do acervo físico. Nele é possível ver a evolução dos jornais impressos desde a criação do primeiro do triângulo mineiro, ainda no século XIX, a evolução do rádio, da televisão e da telefonia. O acervo do museu conta ainda com câmeras filmadoras utilizadas ao longo das décadas, telégrafos, rádios, telefones públicos e celulares.

O SINTET-UFU e os visitantes agradecem ao grupo Algar pela oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Uberlândia em um acervo tão rico. Agradecem também Adriana Sousa pela recepção e atenção na apresentação da exposição.

 

21 de julho de 2016