[GREVE] Assembleia Geral, 15/05: confira os encaminhamentos

 

Na tarde da última quarta-feira, dia 15 de maio de 2024, o Comando Local de Greve (CLG) dos técnico-administrativos (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou assembleia geral. A atividade aconteceu presencialmente nos auditórios C e D do bloco 5R, no campus Santa Mônica, e online por meio da plataforma Zoom, reunindo dezenas de servidores.

Iniciando a pauta de informes locais e nacionais, Jaciara Boldrini França fez repasses aos presentes sobre a reunião do CLG com os secretários de cursos, direções e institutos, realizada na manhã da quarta-feira (15). A servidora relatou que o encontro tratou de questões referentes aos prazos para as atividades de início de semestre, que são de responsabilidade dos secretários. Diante dessas demandas, os TAEs em greve estão sofrendo cobranças e assédio por parte de suas chefias e, dessa forma, o CLG avalia que é necessária uma postura mais rígida da Administração Superior da UFU no sentido de suspender os prazos.

Isabella do Vale, que durante essa semana está presente nas atividades do Comando Nacional de Greve (CNG) em Brasília-DF, relata aos servidores as ações realizadas pelo CNG nos últimos dias, reforçando que na próxima terça-feira (21) haverá mobilização nacional em Brasília para Mesa Específica Temporária, que abordará a reestruturação da carreira dos técnicos.

Em seguida, Cheliman Alves relembrou que 15 de maio é Dia do/a Assistente Social, parabenizando os/as colegas pela importante profissão. Natália Lucena, Assessora Política do SINTET-UFU repassou aos servidores presentes as atividades da agenda de greve para o restante desta semana, convidando todas e todos para participarem [clique aqui e saiba quais são as atividades].

Por fim, Carolina Poswar informou que na terça-feira (15), os TAEs em greve do campus de Patos de Minas tiveram como ação coletiva a participação como voluntários na triagem de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Dando continuidade às pautas da assembleia, a categoria analisou o momento de greve e alguns servidores e servidoras falaram a respeito da conjuntura, enfatizando a importância da mobilização para a próxima semana. Elizete Mendes Rosa informou os servidores que serão enviadas à Brasília duas caravanas de TAEs da UFU. A primeira sairá na noite no dia 20 de maio e retorna à Uberlândia no dia 21, depois do término das atividades de mobilização. A segunda caravana, que é uma iniciativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), vai para Brasília na noite do dia 21 e retorna dia 22, após a finalização da mobilização.

As caravanas foram referendadas pelos presentes e a categoria deliberou, ainda, a organização de um ato público na Reitoria, na próxima semana, para pressionar a Gestão Superior a suspender os prazos para início de semestre. O CLG também vai solicitar reunião no Hospital Odontológico para tratar de questões relacionadas ao não cumprimento de acordo.

Finalizando a assembleia geral, João George Moreira falou sobre a importância dos técnicos e técnicas da UFU se filiarem ao SINTET e somarem às lutas do Sindicato.

 

13 de maio de 2024