ASSEMBLEIA GERAL | 15/02: Categoria aprova paralisação em 22/02

Por Raissa Dantas

Na tarde desta quinta-feira, dia 15 de fevereiro de 2024, foi realizada assembleia geral do SINTET-UFU. A atividade reuniu a categoria no Centro de Convivência do campus Santa Mônica para debater a conjuntura, em especial relacionada à proposta de reajuste apresentada ao Governo, além de paralisação para a próxima quinta (22) e o envio de caravana para Brasília na mesma data. A assembleia foi coordenada por Kênia Claudino, secretariada por Mário Guimarães Júnior e relatada por Natália Lucena.

Ao final da Assembleia, a mesa recebeu a inscrição de 18 pessoas para a Caravana à Brasília

A primeira pauta da assembleia teve início com alguns informes da Assessoria Política do sindicato. Natália Lucena comunicou aos presentes sobre a agenda do SINTET-UFU para as próximas semanas, em que teremos o cinedebate “Estrelas Além do Tempo” no dia 20 de fevereiro, às 14h no anfiteatro 5O-C, campus Santa Mônica da UFU e, ainda, cinedebate do Dia Internacional das Mulheres, que ocorrerá em 05 de março, às 18h no anfiteatro 5R A e B. Mário Guimarães Júnior, Coordenador de Administração e Finanças do SINTET e integrante da Direção Nacional da Fasubra, trouxe repasses aos presentes sobre as atividades de paralisação, caravana e mobilizações previstas pela Fasubra. Além disso, Mário falou da proposta da federação para contatar Deputadas/os Federais das localidades e dialogar sobre o apoio à proposta de reestruturação da carreira. Ele finalizou com o convite à categoria para contatar estas/es parlamentares por e-mail e cobrar o apoio.

Posterior, iniciou-se o ponto de análise de conjuntura, que teve diversos inscritos para debater o contexto atual brasileiro e os impactos da política nacional na categoria de técnico-administrativos em educação (TAEs). Em síntese, todos reforçaram a necessidade de aderir ao chamado de paralisação e de realizar uma grande caravana à Brasília, somada a forte mobilização local em defesa da carreira, da necessidade de recomposição salarial, da defesa do serviço público como um todo e, ainda, incorporação de pautas locais. Mário Júnior relembrou o que a Lei 14704/2023 contempla os intérpretes de libras vinculados ao PCCTAE, de modo que é necessário que a UFU adeque a carga horária semanal desses profissionais para 30h. Essa reivindicação deve ser incluída em nossa pauta local de reivindicações. Robson Carneiro informou sobre uma reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (15) com a Reitoria para encaminhar o chamado à Andifes de incorporar a defesa da reestruturação da carreira, como demandado pela Fasubra. Além disso, Robson expôs a situação que ocorre atualmente no Hospital de Clínicas (HC) da UFU, em que há um desarranjo sobre as APHs que penaliza as/os trabalhadoras/es que porventura adoeçam e, ainda, problemas sobre o banco de horas e descumprimento de acordos feitos entre sindicato e Superintendência da EBSERH.

Ao final do ponto de análise de conjuntura, os presentes votaram e aprovaram por ampla maioria a Paralisação Nacional do dia 22 de fevereiro e, ainda, o envio de Caravana para Brasília na mesma data. As trabalhadoras e trabalhadores indicaram também atividades locais para o dia da Paralisação, que deverá contar com Assembleia Setorial no HC e ato na Reitoria da UFU. A pauta da paralisação aprovada pelos presentes ficou: reajuste salarial, recomposição da carreira, cumprimento da lei 14704/2023, resolução de questões do banco de horas e normativas de APH.

Em breve divulgaremos os detalhes da programação de paralisação, bem como o formulário para inscrição na caravana para Brasília. Acompanhe nosso site e redes sociais para acompanhar os desdobramentos.

 

 

O SINTET-UFU divulga amplamente a Assembleia Geral que será realizada no dia 15 de fevereiro de 2024, às 14h, presencialmente no Centro de Convivência do campus Santa Mônica e online via Zoom Meeting. A atividade tem a seguinte pauta:

 

1. Informes locais e nacionais;

2. Análise de conjuntura;

3. Paralisação Nacional dia 22/02/2024;

4. Caravana para Brasília/DF.

 

Contamos com a participação de todas e todos!

 

Clique aqui e inscreva-se para participação online

7 de fevereiro de 2024