ASSEMBLEIA GERAL, 18/01: SINTET-UFU questiona presidente da EBSERH sobre a democracia no HC-UFU

Arthur Chioro, presidente da EBSERH, respondeu ao questionamento do SINTET sobre a democracia no HC | Foto: Lorena Martins

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de janeiro de 2024, foi realizada assembleia geral do SINTET-UFU. A atividade reuniu trabalhadoras e trabalhadores UFU e Ebserh em frente ao anfiteatro do bloco 8C, local em que o evento de posse da superintendência do HC-UFU estava acontecendo, com a presença do presidente da EBSERH, Arthur Chioro.

A primeira pauta da assembleia teve início com alguns informes da Coordenação Geral do Sindicato. Mário Guimarães Júnior, Coordenador de Administração e Finanças do SINTET e integrante da Direção Nacional da Fasubra, falou aos presentes sobre a proposta apresentada pelo governo federal no final de 2023, que contempla um reajuste no auxílio alimentação, auxílio saúde e auxílio creche dos servidores/as, mas não oferece reajuste no salário, deixando de fora uma parcela importante da categoria que são as aposentadas e aposentados. A Fasubra está construindo uma contraproposta ao governo e ainda em janeiro será realizada nova assembleia geral para avaliar o documento.

Gilberta Pires, Coordenadora de de Políticas Afirmativas, Antirracistas, de Inclusão e Diversidades, colocou em questão o ofício 568/2023 que estabelece alguns critérios para realização de Atendimento Pré Hospitalar (APH) no Hospital de Clínicas da UFU. De acordo com a Coordenação do Sindicato, o documento apresenta pontos problemáticos que serão pautados em reunião entre o SINTET, SINDSERHMG e a Superintendência do hospital.

A Coordenação do Sindicato também convidou os servidores/as para o Baile de Máscaras do SINTET-UFU, marcado para o dia 8 de fevereiro de 2024. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas via formulário digital em nosso site (clique aqui e realize a sua).

Robson Luiz Carneiro, Coordenador Geral do SINTET-UFU, deu repasses aos trabalhadores e trabalhadoras sobre a reunião realizada nesta manhã entre o SINTET, SINDSERHMG, gestão superior da UFU, superintendência do HC e deputados. Na ocasião, a coordenação do Sindicato entregou ao presidente da EBSERH, Arthur Chioro, o resultado do Plebiscito Popular por eleições no HC-UFU, realizado em 2023, juntamente com o documento contendo o modelo de realização de eleições para os cargos de chefia do hospital. Confira os informes na íntegra:

Durante a realização da assembleia, o presidente da EBSERH, Arthur Chioro, chegou ao evento de posse da superintendência do HC e, na ocasião, foi convidado a fazer uma fala aos servidores e servidoras presentes na assembleia. A Coordenação do SINTET-UFU questionou Chioro sobre a questão da democracia no Hospital de Clínicas. O presidente da EBSERH afirmou que essa pauta está aberta ao diálogo, embora pessoalmente se coloque contra a realização de eleições para escolha dos cargos de chefia dos hospitais universitários. Confira a fala na íntegra:xxxxxxxxx

Em seguida, a atividade seguiu com a pauta que tratava da questão salarial. A Coordenação reforçou a necessidade de mobilização da categoria e estado de greve, pedindo que os trabalhadores e trabalhadoras se preparem para a próxima assembleia, com o objetivo de avaliarem a contraproposta da Fasubra ao governo sobre o reajuste salarial.

Finalizando a assembleia, os presentes debateram sobre o ponto eletrônico da UFU, que migrou do SISREF para a plataforma SOU.GOV. Servidoras e servidores expuseram as dificuldades encontradas no novo sistema e a orientação do Sindicato é que a categoria procure auxílio no SINTET  ao enfrentarem problemas.

Trabalhadoras/es UFU e EBSERH se reuniram na entrada do bloco 8C, campus Umuarama

11 de janeiro de 2024