[ASSEMBLEIA GERAL 18/04] TAEs UFU aprovam a assinatura do Termo de Compromisso n° 01/2024, mas a greve continua

Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024, foi realizada assembleia geral de técnico-administrativos (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A atividade reuniu mais de 200 servidores e servidoras presencialmente no anfiteatro do bloco 3Q no campus Santa Mônica e online via Zoom.

Durante a primeira pauta da assembleia, alguns participantes fizeram informes. Silnando Silvério relatou aos presentes sobre as visitas do Comando Local de Greve (CLG) aos TAEs dos campi avançados em Monte Carmelo e Patos de Minas, realizadas na última terça-feira (16). Cheliman Rodrigues e Robson Luiz Carneiro divulgaram a todas e todos a campanha de doação de sangue realizada pelo CLG. O formulário de participação pode ser preenchido até o final desta sexta-feira (18) e a doação ocorre entre os dias 23 e 26 de abril, sendo 23 o “Dia D”. [Saiba mais clicando aqui]

Kênia Vieira fez seu informe diretamente de Brasília-DF; segundo a servidora, o Ministério da Educação (MEC) assegurou que a carreira será estruturada ainda neste governo, provavelmente neste ano. Sendo assim, é possível que a negociação sobre a carreira tenha algum avanço na próxima reunião, que acontece nesta sexta-feira (19). Sérgio Neves informa aos presentes que trabalhadores e trabalhadoras da UFU vão à Brasília para acompanharem esta reunião com o governo, que pretende tratar da recomposição salarial e reestruturação da carreira dos TAEs.

Durante a pauta de análise de conjuntura, Marcia Dutra convidou todas e todos para a roda de conversa sobre a carreira e mesas de negociação, marcada para esta sexta-feira (19) às 14h no anfiteatro do bloco 3Q e online via Zoom [saiba mais sobre a atividade aqui]. Dutra defende que, na reunião de amanhã com o governo, é necessária a resistência dos TAEs, tendo em vista que a greve está forte e pode avançar para resultados satisfatórios para a categoria. Isabella do Vale destaca que a UFU é uma das universidades com maior adesão dos técnicos à greve e fala também sobre a importância da atuação do CLG.

Em seguida, foi feita a leitura do Termo de Compromisso n° 01/2024. Após a leitura, as servidoras e servidores avaliaram o documento e iniciaram um debate sobre o conteúdo. As falas enfatizaram a necessidade de aceitar o termo e, ainda assim, dar continuidade ao movimento grevista para que a categoria possa progredir nas negociações sobre o reajuste salarial e reestruturação da carreira. Robson Luiz Carneiro reforça que “a greve não termina com a aprovação do termo, pelo contrário, ela precisa avançar”.

Após votação, os TAEs presentes na assembleia concordaram que a Fasubra assine o Termo de Compromisso n° 01/2024. O documento assegura aos servidores/as questões como o aumento do auxílio alimentação e auxílio creche, além de reajuste dos valores relativos à saúde suplementar. Vale ressaltar que a aprovação do termo não encerra a greve. A mobilização segue a fim de buscar avanços na recomposição da carreira dos técnicos e no reajuste salarial, contemplando dessa forma as aposentadas e aposentados.

Para ler o Termo de Compromisso n° 01/2024 na íntegra, clique aqui.

15 de abril de 2024