Assembleia Geral delibera encaminhamentos sobre a Portaria Reito 261

A assembleia virtual ocorreu pela plataforma Zoom

 

Na tarde dessa quarta-feira, dia 03 de novembro, o SINTET-UFU realizou Assembleia Geral dos Técnico-Administrativos para analisar e discutir sobre a Portaria Reito 261, de 26 de outubro de 2021.  A atividade virtual foi realizada por meio da plataforma Zoom, coordenada por Maria Cristina Sagário, secretariada por Mário Guimarães Júnior e relatada por Alexandre Igrecias e Rosane Herdy.

Primeiramente, a categoria passou pelos informes locais e nacionais sobre a PEC 32 e a memória da cobrança do Sindicato feita à Gestão Superior da UFU para que um debate público ocorresse sobre a pauta da assembleia. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas foi convidada a tirar dúvidas durante a assembleia, mas enviou áudio no início do dia informando sobre a ausência.

Em seguida, iniciou-se o debate sobre a Portaria Reito 261. Foi solicitada fala de esclarecimento da coordenação do sindicato sobre a posição do SINTET-UFU referente ao tema. Robson Luiz Carneiro prestou esclarecimentos (saiba mais aqui) e na sequência diversos trabalhadores e trabalhadoras trouxeram contribuições que orbitaram sobre as dificuldades do retorno presencial num momento em que a pandemia segue vigente, especialmente pela fragilidade da proposta apresentada, dúvidas com relação a protocolos sanitários, dentre outros pontos.

Após o debate surgiram as seguintes propostas de encaminhamento:

 

1) Ação Judicial em caso de esgotamento das tratativas negociais;

2) Retorno mediante quadro vacinal completo;

3) Retorno gradual, e com revezamento;

4) Política que contemple as Pessoas com Deficiência, como as com deficiência auditiva com uso de máscaras;

5) Após retorno da Reitoria, realizar nova assembleia para avaliar possíveis ações políticas é jurídicas;

6) Que todas essas propostas sejam apresentadas formalmente para a Reitoria via Ofício, estipulando pedido de retorno até 08/11, sob pena de não retorno ao trabalho a ser deliberado em Assembleia, já que foi aprovado Estado de Greve em assembleia anterior,

7) Que o retorno gradual se dê A PARTIR do dia 08, e não no dia 08/11, ficando a critério das unidades ter autonomia para elaborar o plano de retorno.

 

Os encaminhamentos foram aprovados por ampla maioria dos presentes e em breve o sindicato trará mais informações a respeito dos mesmos.

3 de novembro de 2021