Assembleias deliberam ações para a flexibilização após resposta vaga da reitoria

Por Raissa Dantas

 

 

Na última sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019, o SINTET-UFU realizou três assembleias setoriais no estacionamento do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU) para tratar da resposta com atraso da Reitoria sobre a flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas.

Dezenas de servidores e servidoras se reuniram para entender os pormenores da resposta dada por Eduardo Crosara Gustin, antigo diretor geral do HC, e por Valder Steffen Júnior, reitor da UFU. O coordenador geral do sindicato, Mário Guimarães Júnior, fez a leitura dos documentos e explicitou a forma vaga com que a reitoria tratou do encaminhamento sobre as 30 horas, numa evidente manobra para inviabilizar a implementação da flexibilização da jornada.

Após informes e debates sobre o parecer, surgiram diversas propostas que, condensadas em duas frentes seriam: romper negociações com a Reitoria, denunciando a contrariedade da mesma sobre as 30 horas e a tentativa de mascarar tal posição num parecer artificialmente favorável, mas impraticável; e, ainda, a realização de uma audiência pública com a Reitoria para negociar pormenores do parecer e, posteriormente, um indicativo de assembleia geral para deliberar sobre paralisação.

A segunda proposta, que trata da audiência pública seguida de assembleia, foi vitoriosa na deliberação dos presentes, então em breve divulgaremos as sucessões de atividades referentes à flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas.

18 de fevereiro de 2019