Categoria aprova proposta de reajuste e delibera por nova assembleia setorial dia 15 no HC-UFU

Por Raissa Dantas

 

Na tarde dessa segunda-feira, 13 de março de 2023, o SINTET-UFU realizou Assembleia Geral no campus Umuarama para tratar sobre a reunião realizada com a Superintendência no dia 09 de março e deliberar sobre a proposta de contabilização de horas de cursos necessárias mensalmente em complementação às 36 horas assistenciais.

A coordenação do sindicato, ao início da atividade, solicitou a modificação da assembleia de presencial para híbrida e também a inclusão do ponto de apreciação de aceite da proposta do governo de 9% e R$200 no vale alimentação. Ambas propostas foram aprovadas, assim como a composição da mesa, que contou com Robson Carneiro na coordenação, Lucas Pires na secretaria e Andreia de Jesus na relatoria.

Iniciada a atividade, foram feitos informes sobre a Plenária da Fasubra, que ocorreu no último final de semana em Brasília, além de repasses sobre a reunião ocorrida com a Superintendência no dia 09 de março. Após estes pontos, José Carlos Muniz Filho, advogado do sindicato, apresentou as 3 propostas que a Superintendência fez de contabilizar as horas de cursos necessárias mensalmente em complementação às 36 horas assistenciais, que eram:

Proposta 1: calcula quantas horas daria de 40 horas até o final do ano – a quantidade de 36 ate o final e divide o resultado pelos meses faltantes;

Proposta 2: 10% na carga horária mensal considerando 36 horas em curso;

Proposta 3: fechar em 16 horas fixas de cursos mensais.

Os presentes debateram profundamente os pontos e avaliaram os prós e os contras de cada opção. Após votação, ficou aprovada pela maioria das/os participantes que o tema deveria ser debatido e apreciado em assembleia setorial no próprio Hospital de Clínicas nessa quarta-feira, dia 15 de março.

Para finalizar, as/os presentes avaliaram a conjuntura relacionada à proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo de 9% mais R$200 de vale alimentação. Por ampla maioria, a Assembleia Geral aprovou o aceite à oferta do Governo. Esta decisão será encaminhada à Fasubra.

 

 

13 de março de 2023