Categoria delibera sobre a posse de Lula e aprova o calendário do CONSINTET-UFU

Servidores e servidoras se reuniram no Centro de Convivência do campus Umuarama

 

Na tarde dessa quinta-feira, dia 1 de dezembro de 2022, trabalhadoras e trabalhadores técnico-administrativos da UFU se reuniram em Assembleia Geral. A atividade aconteceu no Centro de Convivência do campus Umuarama e online pela plataforma Zoom.

Robson Luiz Carneiro, Coordenador Geral do Sindicato, abriu a pauta de informes gerais falando sobre a Plenária Nacional da Fasubra, prevista para os dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2022. Em seguida, o TAE apresentou o novo convênio do SINTET com o Gympass, uma plataforma corporativa de atividade física, que dá acesso a diversas academias, estúdios e aulas ao vivo, com apenas uma única mensalidade [saiba mais clicando aqui].

A Assessoria Jurídica do Sindicato comunicou aos servidores e servidoras que o SINTET entrou com uma ação contra a Prefeitura de Uberlândia por danos morais, em razão do cancelamento das quadras para realização da Olimpíada Universitária da UFU. Além disso, José Carlos Muniz, Advogado do Sindicato, informou que o Sindicato obteve vitória na ação sobre a hora ficta noturna.

Marcia Dutra, servidora do HC-UFU e Coordenadora do SINTET, falou sobre o aumento dos números de casos de COVID-19, relembrando a importância das medidas sanitárias de prevenção da doença. Sua fala foi reforçada por Gilberta Pires, que também é trabalhadora do hospital e Coordenadora do Sindicato.

Em seguida, teve início um longo debate sobre a participação da categoria na posse do Presidente Lula. Alguns trabalhadores e trabalhadoras acreditam que o Sindicato deve realizar caravana para Brasília, defendendo que a presença da categoria na cerimônia do dia 1 de janeiro de 2023 é indispensável, pois representa um ato da classe trabalhadora diante do risco de que a posse do presidente eleito seja impedida por reacionários bolsonaristas.

Por outro lado, embora reconheçam a importância da vitória de Lula e considerando toda a trajetória do SINTET-UFU para derrotar Bolsonaro nas urnas, outros servidores e servidoras presentes discordaram que o Sindicato precise tomar frente da caravana para a posse, enfatizando que a entidade fez o seu papel de contribuir para eleger o presidente e, que neste momento, a militância sindical deve estar empenhada na defesa dos trabalhadores, em oposição ao governo, e não em um ato que, conforme visão destes, é celebrativo e faz parte da agenda do próprio governo.

Após votação, os presentes deliberaram que a categoria deve comparecer à cerimônia de posse de Lula. As inscrições para a caravana estarão disponíveis a partir dessa sexta-feira (02) e vão até o dia 10 de dezembro. Em breve divulgaremos mais informações.

Dando sequência à assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras pautaram a formalização do acordo sobre as escalas de trabalho do Hospital de Clínicas da UFU. Robson Luiz Carneiro fez a leitura do documento e, após votação, os participantes aprovaram o acordo.

A penúltima pauta da atividade se tratou do calendário do CONSINTET-UFU, previsto para os dias 15, 16 e 17 de março de 2023. A Assembleia de aprovação de pauta será realizada no dia 9 de janeiro de 2023 e o edital de convocação do congresso deve ser publicado no dia 15/01. Já eleição de delegadas e delegados acontecerá no dia 28 de fevereiro. As servidoras e servidores aprovaram o calendário.

Por fim, a categoria elegeu as delegadas e delegados para a Plenária da Fasubra, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2022 em Brasília-DF.

 

Atividade aconteceu online por meio da plataforma Zoom

 

 

 

 

1 de dezembro de 2022