Com apoio do SINTET-UFU grupo de estudos participa de conferência indigenista

Conferência Indigenista

O SINTET-UFU apoiou a participação de quatro representantes do Grupo de Estudos em História e Etnologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (INCIS-UFU) na 1ª Conferência Nacional de Políticas Indigenistas, que foi realizado em Brasília-DF entre os dias 14 e 17 de dezembro. Leila Rezende, Tayná Mazza, Patrícia Assunção e a Cacique Kaum Poty Guarani receberam do sindicato as passagens de transporte rodoviário para o trajeto. Ainda de Uberlândia participou Macsuara Kadiwel, porém com recursos de outra entidade. O SINTET-UFU já havia colaborado para a participação na etapa regional que aconteceu em Governador Valadares-MG.

Em Brasília mais de 2000 pessoas marcaram presença no evento. Dentre elas membros de ONG’s, estudantes, professores, representantes do governo, inclusive a presidente Dilma Roussef, e claro, indígenas das mais de 300 etnias.

Em seu discurso na mesa de abertura a presidente Dilma Roussef disse ser contrária a PEC 215, que propõe alterar a Constituição e transferir a responsabilidade na demarcação dos territórios indígenas, quilombolas e unidades de conservação do Poder Executivo para o Congresso Nacional, o que ameaça os direitos dos povos envolvidos. A presidente foi além das questões territoriais e anunciou a assinatura do decreto que institui o Conselho Nacional de Política Indigenista. Anunciou também a criação da Rede Brasileira de Educação Superior Intercultural Indigenista, que servirá para a promoção do acesso e permanência dos estudantes indígenas no ensino superior.

A conferência contou ainda com palestras e debates que propuseram melhoras na política indigenista brasileira e feira cultural com venda de artesanato dos povos indígenas. Houve também uma manifestação no Congresso Nacional.

Leila Rezende agradeceu o apoio do sindicato. “Agradecemos mais uma vez a parceria com o SINTET-UFU que sempre ajuda no desenvolvimento das políticas sociais”, disse.

 

Imagem: arquivo pessoal

Texto: Guilherme Gonçalves

22 de dezembro de 2015