COMUNICADO: TAE’s e CORONAVÍRUS – ATUALIZAÇÃO

ATUALIZAÇÃO: Reitoria publica portaria. SINTET-UFU considera insuficiente.

17 de março de 2020 |  17h43

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU recebeu, no final da tarde, a Portaria REITO 311/2020, que regulamenta as atividades administrativas em meio à crise do coronavírus (COVID-19). Acesse na íntegra: Portaria 311/2020

O SINTET-UFU considera insuficientes as medidas adotadas pela Administração Superior, sobretudo com relação à discricionariedade das chefias e o não posicionamento mais enérgico por parte da Reitoria. Ao delegar às chefias, não se estabelecem critérios claros e abre-se a possibilidade de que atos arbitrários sejam cometidos.

O Sindicato também considera inadequado que servidoras e servidores portadores de doenças que fazem parte do grupo de risco, tenham que apresentar atestado atualizado antes do afastamento do trabalho, uma vez que continuarão expostos, até que realizem a apresentação do documento.

Nessa quarta-feira, dia 18 de março, o SINTET-UFU articulará medidas que busquem contornar a insuficiência da Portaria.

Comunicado do SINTET-UFU com relação do trabalho dos TAE’s e o Coronavírus

17 de março de 2020 |  14h10

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU informa que reuniu-se pela manhã com a Administração Superior da UFU na qual esta entidade expressou profunda preocupação com o Item D da decisão Comitê de Monitoramento ao COVID-19/UFU.

Reforçamos que existem as áreas administrativas da UFU precisam ser contempladas no rol de preocupações com a propagação e contaminação do vírus, uma vez que nenhuma medida será eficaz se parcela da comunidade mantiver o nível de exposição que, inclusive buscou-se evitar para o público da área acadêmica, além de ferir a isonomia no tratamento da questão.

O SINTET-UFU informa também que manifestou à Administração Superior da UFU extrema preocupação com os riscos de contágio das trabalhadoras e trabalhadores TAE’s e terceirizados, uma vez que não há condições adequadas de prevenção e higiene, como álcool em gel, luvas e máscaras, sendo que alguns prédios da universidade sequer possuem sabonete e papel toalha.

Diante do cenário, o SINTET-UFU encaminhou à gestão da universidade as seguintes sugestões de medidas:
1 – As áreas cujas atividades permitem o trabalho remoto (home office), que sejam autorizadas a proceder dessa forma;
2 – As áreas cujas atividades não permitem o trabalho (home office), que seja feita escalas de revezamento entres os(as) trabalhadores (as) da área, evitando dessa forma convivência agrupada em ambiente fechado;
3 – Que os setores de Biblioteca tenham suas atividades suspensas, e na área administrativa se adote as opções dos itens 1 e 2 (acima), de acordo com a especificidade;
4 – Que o Hospital Veterinário suspenda suas atividades de atendimento ao público e na área administrativa se adote as opções dos itens 1 e 2 (acima), de acordo com a especificidade;
5 – Que o Clínica Odontológica suspenda procedimentos eletivos e que na área administrativa se adote as opções dos itens 1 e 2 (acima), de acordo com a especificidade;
6 – Que o NASS e a DIRQs não sejam enquadrados como atividades essenciais e sigam as instruções para a área administrativa, inclusive suspendendo atendimentos.
7 – Que técnicos e técnicas dos laboratórios das unidades acadêmicas sejam contemplados com a decisão sobre a área acadêmica;
8 – Que todas as medidas adotadas para os servidores UFU sejam estendidas aos trabalhadores e às trabalhadoras terceirizados(as).

A Gestão absorveu as demandas e assumiu o compromisso de esforçar-se para contemplar todas elas em portaria a ser emitida. O Comitê de Monitoramento ao COVID-19/UFU irá reunir-se no dia de hoje (17/03/2020) e as demandas da categoria serão pautadas. Finalmente, acrescentamos que as atividades da Pós-Graduação e dos Conselhos também serão objetos de deliberação esta tarde quando soltarão as orientações pertinentes. Entendemos, ainda, que é interessante que cada trabalhadora ou trabalhador em sua unidade conversem com suas gerências, chefias, coordenações e diretorias no sentido de estes atuem junto à Gestão Superior para que nossas demandas sejam contempladas na portaria a ser publicada.

17 de março de 2020