Confira a cobertura das atividades de paralisação de trabalhadoras/es do HC-UFU

No dia 27/01 foi realizada reunião do SINTET-UFU com a Reitoria

 

Nessa sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2022, foi realizada Paralisação Setorial dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Clínicas. Confira a cobertura de todas as atividades realizadas pelo SINTET-UFU.

Na última quinta-feira (27) o Sindicato se reuniu com a Gestão Superior da UFU para negociarem a respeito das reinvindicações do Sindicato para o Hospital de Clínicas. A reunião foi transmitida ao vivo por meio da plataforma Zoom para que servidores e servidoras pudessem participar online. Durante a atividade, foi deliberada a realização de nova reunião entre a Superintendência do HC e trabalhadores/as do hospital nessa sexta-feira, dia 28.

 

Ato público de trabalhadoras/es do HC-UFU

As atividades de paralisação tiveram início às 7h com panfletagem para a população usuária do Hospital de Clínicas, a respeito da precarização do serviço ofertado pelo HC. Em seguida, às 11h, foi realizado ato público dos trabalhadores e trabalhadoras do hospital.

 

Categoria protestou na entrada do Hospital de Clínicas da UFU

 

Reunião entre a Superintendência e trabalhadoras/es do HC

A Superintendência do HC se reuniu com os trabalhadores e trabalhadoras no Centro de Convivência do campus Umuarama, às 14h. A atividade foi transmitida ao vivo por meio da plataforma Zoom para aquelas e aqueles que optaram por participar virtualmente.

Servidores e servidoras do Hospital de Clínicas relataram os problemas que estão enfrentando em seus setores de trabalho dentro do hospital. Entre eles, estão: falta de equipamentos de proteção individual adequados para prevenção da variante Ômicron, ausência de testes de COVID-19 para  trabalhadores/as e pacientes, sobrecarga de trabalho diante dos desligamentos de profissionais FAEPU e temporários emergenciais, além de outras questões.

A Direção do HC esclareceu que a testagem no pronto socorro está disponível para todas e todos aqueles que tenham vínculo com a UFU. A orientação é que os trabalhadores e trabalhadoras que apresentarem sintomas gripais não compareçam ao trabalho. A testagem só não será realizada em casos de ausência de sintomas de COVID. A Superintendência também se comprometeu a melhorar a comunicação interna do hospital, já que essa era uma informação desconhecida por grande parte da categoria.

Outro ponto abordado foi a situação de alguns trabalhadores/as terceirizados/as do hospital. O SINTET-UFU vem recebendo relatos de profissionais que estão perdendo a cesta básica quando precisam apresentar atestado médico, além da demissão de um funcionário que foi desligado após solicitar melhorias nas condições de trabalho em seu setor. A Direção do HC afirmou que investigará a fim de tomar providências sobre essas questões.

A Coordenação também falou sobre o déficit de profissionais no Hospital de Clínicas, fato que resulta na sobrecarga de trabalho para os servidores e servidoras do HC, além de filas extensas, entre outras consequências. O SINTET reforçou que a transição da EBSERH não está trazendo melhorias para o hospital e configura precarização dos serviços prestados pelo HC, característica que é observada, inclusive, em outros hospitais geridos pela empresa. Está prevista para junho a finalização da transição para gestão plena da EBSERH.

Após longa conversa sobre diversos problemas que estão acontecendo no Hospital de Clínicas, foi definido que o SINTET-UFU reunirá todas as questões levantadas pelos servidores e servidoras  em um ofício que será enviado à Direção do HC. Dentro de 15 dias, será marcada nova reunião entre a Superintendência e Sindicato para continuarem as negociações a respeito da situação do hospital.

 

Servidores e servidoras participaram de forma presencial e online

 

 

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica completa da atividade.

 

28 de janeiro de 2022