Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar a consciência negra por causa da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo de resistência negra durante o período de escravidão no Brasil. Criada em 2003, a data comemorativa só foi instituída oficialmente em novembro de 2011, pela lei número 12.519. Hoje, em cerca de 1.260 cidades brasileiras o dia 20 de novembro é feriado.

O momento é de celebrar a cultura africana no Brasil, tão importante para áreas como a música, gastronomia, religião e também política. Mas, principalmente, a data remete à luta do povo negro por uma sociedade livre de discriminação. Reflexão relevante diante do fato de que o racismo ainda é um problema recorrente e, todos os dias, o sangue negro continua sendo derramado. Segundo o informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado no dia 13 de novembro de 2019 pelo IBGE, a população negra tem 2,7 mais chances de serem vítimas de assassinato do que pessoas brancas. A pesquisa também revela que nos últimos anos, a taxa de homicídio de pretos e pardos aumentou em todas as faixas etárias.

Os números, juntamente com os vários casos de violência contra pessoas negras que inundam os noticiários e redes sociais, revelam a necessidade de debater cada vez mais esse tema.

19 de novembro de 2019