Feliz Dia das Mães

 

Nesse domingo nós celebramos o Dia das Mães! Nessa data, o SINTET-UFU convida todas e todos a refletirem sobre a maternidade e o mundo do trabalho.

Sabemos que, historicamente, as mulheres convivem com a carga social de cuidar dos afazeres que a casa e os filhos demandam, tendo que conciliar essa enorme tarefa, muitas vezes, com os desafios do mercado de trabalho. Com a pandemia essa situação foi agravada. De acordo com pesquisas da Pnad Contínua do IBGE, o número de mulheres no mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020 diminuiu consideravelmente, indo para 45,8%, percentual semelhante ao cenário de 30 anos atrás. Muitas dessas mulheres são mães que não tiveram alternativa a não ser largar o emprego para se dedicarem integralmente aos filhos e à casa. Quando o assunto é a saúde mental das mulheres, as pesquisas demonstram que a exaustão e esgotamento também foram ampliados. As mães enfrentam uma jornada intermitente, em que só descansam quando dormem.

O ponto é que o confinamento intensificou algumas questões que já se arrastavam há tempos, ou seja, esses problemas foram escancarados com a pandemia, mas sempre existiram. Então, nesse dia das mães o SINTET-UFU reforça a importância desse debate, convidando todas e todos a questionarem os padrões que as responsabilidades domésticas seguem. Em casa, é preciso que as tarefas sejam divididas de forma justa e equilibrada. No mercado de trabalho, é necessário fortalecer políticas de equidade para que as amarras sexistas sejam cada vez mais rompidas.

 

6 de maio de 2022