[GREVE] Ato contra as arbitrariedades da coordenação do Lapas

Por Raissa Dantas e Jhonatan Soares

Na última quarta-feira, dia 10 de abril, após a conclusão da Assembleia Geral da categoria, um grupo de servidoras e servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) organizou um ato em protesto contra as arbitrariedades cometidas pela coordenação do Laboratório de Ensino em Animais Silvestres (LAPAS). A manifestação teve início na Biblioteca Setorial do campus Umuarama e seguiu até a frente do LAPAS, com participação de dezenas de trabalhadoras e trabalhadores, que empunhavam cartazes e entoavam palavras de ordem.

A principal motivação da manifestação foi o assédio praticado por gestores do LAPAS contra técnico-administrativos da universidade. A situação se agravou recentemente após a coordenação do setor ter colocado à disposição dois TAEs que decidiram aderir ao movimento grevista (confira a nota do Comando Local de Greve sobre esta situação aqui). Esta medida, vista como retaliatória pelos trabalhadores, gerou forte indignação entre os presentes no ato.

Durante o protesto, servidores puxaram palavras de ordem em solidariedade aos colegas afetados e em repúdio às práticas consideradas abusivas por parte da chefia do LAPAS. Os participantes enfatizaram que tais posturas não serão toleradas dentro da UFU, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a manutenção de um ambiente de respeito e colaboração dentro da instituição.

O ato demonstrou a união e a determinação dos trabalhadores em greve no enfrentamento e nas denúncias contra situações de injustiça e autoritarismo, além de reforçar a importância da mobilização coletiva na defesa dos direitos e da democracia dentro da UFU.

11 de abril de 2024