Greve de 48h nos dias 26 e 27 de novembro é aprovada em assembleia

Por Lorena Martins

Nesta quinta-feira, (21), técnicos-administrativos se reuniram em assembleia geral realizada pelo SINTET-UFU. A atividade aconteceu às 14h no auditório 5O-E do campus Santa Mônica e teve as seguintes pautas: 1. Informes locais e nacionais; 2. Análise de conjuntura; 3. Greve de 48h contra a Reforma do Governo e o desmonte do Estado em 26 e 27/11; 4. Eleição de delegados (as) para a Plenária Nacional da FASUBRA nos dias 06, 07 e 08/12; 5. Encaminhamentos.

Após os informes locais e nacionais, iniciou-se a análise de conjuntura com a discussão sobre a importância da greve de 48 horas nos dias 26 e 27 de novembro, chamada pela Fasubra. A reflexão foi construída em torno da questão da reforma do governo e da quebra de estabilidade da categoria, fato que têm relação direta com a sobrevivência do sindicato. O atual contexto político também foi pautado pelas falas dos servidores, evidenciando a necessidade de mobilização diante das constantes ameaças de retirada dos direitos dos trabalhadores.

Na terceira pauta da assembleia, a greve de 48h contra a Reforma do Governo e desmonte do Estado, proposta para os dias 26 e 27 de novembro, foi aprovada por maioria dos presentes, com 18 abstenções. A mobilização, convocada pela FASUBRA, tem o objetivo de protestar contra os ataques à educação e serviço público, além de demonstrar repulsa pela forma como as riquezas do país, grandes reservas e estatais estão sendo entregues pelo governo. A luta, opção mais viável diante da atual conjuntura, é construída pela classe trabalhadora, por isso é fundamental a participação da categoria nas manifestações, assembleias e atos.

Por fim, foram escolhidos os delegados(as) para a Plenária Nacional da Fasubra, que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de dezembro. As servidoras e servidores que representarão o SINTET-UFU em Brasília são: Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior, representando a Coordenação Colegiada do Sindicato, bem como João Lucas de Paula Batista, Karla Muniz de Oliveira, Noemi Gonçalves Santos, Allan Kardec Firmiano e Adair de Andrade.

22 de novembro de 2019