GREVE de TAEs da UFU | 2024

Atualizado em 22 de março de 2024 às 11h42

AGENDA DO COMANDO LOCAL DE GREVE – SEMANA 18 A 22/03

19/03, Terça:

08h30: Café com trabalhadores

10h00: Reunião do CLG com Direção do Hospital Odontológico

15h30: Reunião do CLG com Superintendência do Hospital de Clínicas

20/03, Quarta:

09h00: Reunião preparatória do CLG para Assembleia. Local: na Reitoria – Santa Mônica

14h00: Assembleia Geral de TAEs na UFU. Local: no Centro de Convivência – Santa Mônica e Virtual via Zoom

21/03, Quinta:

11h45: Panfletagem na ESEBA para pais e mães – saída do turno da manhã

13h15: Panfletagem na ESEBA para pais e mães – entrada no turno da tarde

16h00: Reunião do CLG com Direção do CREDESH – Jardim Brasília

22/03, Sexta:

09h00: Reunião geral do CLG. Local: no Centro de Convivência – Santa Mônica

14h00: Reunião do CLG com sindicatos, movimentos populares e entidades estudantis. Local: no Centro de Convivência – Santa Mônica

 

O CLG convida todas e todos para as reuniões dessa semana. Teremos reuniões na quarta-feira, 20 de março, às 9h na Reitoria e, ainda, na sexta-feira, 22 de março, às 9h no CC do Santa Mônica.

Toda a categoria de TAEs da UFU está convidada, contamos com a adesão e participação de todas e todos.

 

No dia 20 de março aconteceu Assembleia Geral da categoria. Na atividade, servidoras e servidores definiram as pautas locais de reinvindicações, entre outros encaminhamentos. [Clique aqui e leia a cobertura na íntegra].

 

Na manhã dessa terça-feira, 19 de março, o CLG se reuniu do lado de fora do HC-UFU para um café da manhã com trabalhadoras e trabalhadores. Membros do Comando fizeram falas para dialogar com as pessoas presentes e buscaram sensibilizar os trabalhadores sobre a defasagem da carreira e os problemas da categoria enfrentados no Hospital. Posterior a este momento, abriu-se o microfone para que servidores do HC pudesse relatar suas principais dificuldades e queixas, o que proporcionou muitos relatos sobre as contradições nos próprios setores de trabalho. A atividade contou, ainda, com espaço para esclarecimentos e orientações. O ato/encontro foi encerrado às 10h, quando um grupo de TAEs se dirigiu para uma reunião com a direção do Hospital Odontológico.

Confira abaixo alguns registros das atividades:

 

Atualizamos, ainda, as informações sobre as comissões do Comando e as atividades previstas para a semana de 18 a 22 de março de 2024.

COMISSÕES DO COMANDO LOCAL DE GREVE

1. Comunicação

2. Mobilização

3. Ética

4. HC

5. Saúde

6. Finanças e Estrutura

 

Na manhã dessa segunda-feira, 18 de março de 2024, iniciou-se a greve dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFU. Cerca de 85% do quadro de trabalhadores TAEs da UFU aderiu à greve, que em sua primeira atividade organizativa, instaurou o Comando Local de Greve (CLG), formou as comissões do Comando e organizou a agenda de atividades desta primeira semana de lutas.

Durante toda a manhã passaram cerca de 150 pessoas pela atividade do CLG, que aconteceu no Centro de Convivência (CC) do campus Santa Mônica da UFU. Entre trabalhadores da ativa e aposentados, os presentes puderam se apresentar e refletir os principais problemas e desafios já colocados com a greve em seus respectivos setores. A partir desse diagnóstico, formou-se sete Comissões de trabalho que permitirão o bom andamento das atividades da greve. As Comissões criadas são: de Mobilização, de Saúde, de Comunicação, do HC-UFU, de Infraestrutura, de Finanças e de Ética.

Os participantes também definiram a agenda de atividades da greve para essa semana, a saber:

Terça | 19 de março 

8h40 – Atividade de greve no HC-UFU – Saguão do Ponto Eletrônico

Quarta | 20 de março

9h – Reunião do CLG na Reitoria da UFU

14h – Assembleia Geral de Greve – CC do campus Santa Mônica

Quinta | 21 de março

Atividade de formação contra a privatização da CEMIG (horário e local a confirmar)

Sexta | 22 de março

9h – Reunião do CLG no CC do Santa Mônica

 

Para Mário Júnior, membro do CLG e coordenador do SINTET-UFU, os principais focos de desafios na greve estão localizados no HC-UFU, que já teve um demonstrativo de descumprimento do acordado com relação ao funcionamento apenas dos serviços essenciais, em especial no Centro Cirúrgico, no setor de Hemodiálise, nos Ambulatórios e, ainda, no Hospital Odontológico. Na área da saúde, questões relacionadas às APHs incidem sobre a adesão ao movimento. Entretanto, as trabalhadoras e os trabalhadores seguem determinados a lutar em defesa da educação pública e da valorização do servidor público, por aumento salarial, pela recomposição das perdas salariais dos últimos anos, pela prioridade na reestruturação da carreira dos TAEs (PCCTAE) e, ainda, por valorização das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Disponibilizamos abaixo um COMUNICADO DE GREVE endereçado a todas e todos TAEs da UFU, com informações importantes à respeito das negociações feitas previamente com a Reitoria da UFU, com a Superintendência do HC-UFU, com diretoras e diretores de setores da UFU e, ainda, com as orientações para adesão à greve, como lançar no SouGOV, dentre outros pontos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O COMUNICADO DE GREVE

Para mais informações, acesse o Guia do Grevista.

GUIA DO GREVISTA

 

Confira abaixo mais fotos da instauração do CLG:

 

 

No dia 21 de março de 2024 (quinta-feira), foi realizado um ato e panfletagem na porta da Escola de Educação Básica (ESEBA). Na ocasião, servidoras e servidores entregaram aos pais e mães presentes a edição 534 do Ligeirinho, que fala a respeito do papel dos técnicos da ESEBA, além de explicar os motivos que levaram à deflagração da greve.

[Clique aqui e confira o LIGEIRINHO 534 de março de 2024]

Panfletagem na porta da ESEBA

 

——————————————

 

 

 

Informamos que, a pedido da Superintendência do HC-UFU, ocorreu uma reunião para tratar da deflagração da greve aprovada em assembleia no dia 11/03. O Sindicato informou à Superintendência que o Comando de Greve, a ser instituído no dia 18/03, será o responsável por atuar na resolução de quaisquer conflitos que possam inviabilizar a participação dos trabalhadores na greve.

Sugerimos a realização de reuniões setoriais para definir o quantitativo mínimo necessário para manter as atividades essenciais dentro do HC e elaborar a escala de greve de cada setor.

Além disso, convocamos todos os trabalhadores a se organizarem dentro de seus setores e elegerem um representante setorial. Esse representante será convidado a participar do comando de greve, garantindo a comunicação segura durante o período de greve e evitando vazamento de informações. Os representantes setoriais devem se apresentar na segunda-feira, 18/03/2024, no Centro de Convivências do Santa Mônica para a composição do comando de greve.

Para os TAEs que exercem atividades de preceptoria, recomendamos que informem por e-mail à Gerência de Ensino e Pesquisa (gep.hc-ufu@ebserh.gov.br) sobre a adesão à greve.

Contamos com a participação e união de todos para que possamos alcançar nossos objetivos de forma eficiente e democrática.

 

 

 

 

14 de março de 2024