Greve Sanitária dos setores administrativos e acadêmicos da UFU – Confira os repasses da reunião do dia 27/01 entre o SINTET e a Reitoria

A reunião foi transmitida ao vivo por meio da plataforma Zoom

 

Na última quinta-feira, dia 27 de janeiro de 2022, o SINTET-UFU se reuniu com a Gestão Superior da UFU para negociarem sobre a Greve Sanitária dos setores administrativos e acadêmicos, deflagrada pela categoria no último dia 24, em assembleia geral. A reunião foi transmitida ao vivo por meio da plataforma Zoom para que servidores e servidoras pudessem participar online

O SINTET-UFU iniciou o debate reforçando os motivos para deflagração da greve sanitária, que foi a decisão do Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU em manter o trabalho presencial, diante do aumento expressivo do número de contaminações na cidade de Uberlândia. A Direção Superior, por outro lado, alegou não reconhecer a legitimidade da greve sanitária, uma vez que ela estabelece que os servidores e servidoras que aderirem, devem realizar seu trabalho remotamente, ao invés de paralisarem completamente as atividades.

Após longa discussão, a Coordenação do Sindicato solicitou que a Reitoria emita um complemento à portaria  261/2021, com novas orientações para que os servidores e servidoras possam conversar com suas chefias e organizarem escalas de trabalho e/ou retornarem ao trabalho remoto pelo menos até o final do semestre letivo. O SINTET reforça que a intenção não é parar a UFU tornando a universidade improdutiva, mas é necessário que os servidores e servidoras tenham a opção de trabalhar remotamente, levando em consideração o agravamento da pandemia.

A Reitoria entende que cabe ao Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU definir as orientações necessárias a respeito da volta ao trabalho remoto. Em resposta às reinvindicações do SINTET, o Comitê ficou de realizar nessa sexta-feira (28) uma reunião extraordinária para analisar novamente o cenário e deliberarem com base nisso.

Na próxima terça-feira, dia 1 de fevereiro, o Sindicato realizará assembleia geral para avaliar e dialogar com a categoria sobre a greve sanitária dos setores acadêmicos e administrativos na UFU.

 

Técnicos e técnicas debateram com a Gestão Superior sobre a necessidade do retorno ao trabalho remoto

 

28 de janeiro de 2022