Informe sobre a CME

O SINTET-UFU recebeu denúncia na manhã dessa quinta-feira, 04 de julho, sobre uma explosão ocorrida em uma autoclave durante a madrugada na Central de Materiais e Esterilização (CME), no Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU). Trabalhadores e trabalhadoras entraram em contato com a direção do sindicato com a informação sobre o ocorrido e com o relato sobre o medo e insegurança que a ocorrência gerou tanto para trabalhadores do setor, quanto para trabalhadores de outras unidades que ouviram o barulho da explosão.

Uma equipe do sindicato foi até a CME nessa amanhã apurar o ocorrido e recebeu a informação de que os trâmites iniciais de suspensão no uso do equipamento e convocação de equipe técnica para perícia foram realizados. Recebemos também a informação de que outra autoclave já estava sem funcionamento para manutenção e que neste momento apenas uma das três estaria em operação.

O SINTET-UFU enviou questionamentos à direção do HC-UFU sobre os motivos do acidente; a existência de risco à vida e à saúde das trabalhadoras e trabalhadores da CME; se o equipamento estava em dia com sua manutenção e vistorias; e se há risco de sobrecarga do equipamento que está em funcionamento, uma vez que outra autoclave já se encontra parada.

O sindicato cobrou, ainda, medidas e prazos para a resolução do problema bem como um posicionamento da direção aos trabalhadores que neste momento se encontram inseguros e com medo de novos incidentes.

 

A qualquer momento traremos mais informações sobre o caso.

4 de julho de 2019