Jornada de 30 horas semanais – últimas notícias

O relatório final será concluído em dois meses

 

A luta pela flexibilização das 30 horas sem redução de salários, permanece no ano de 2015, em continuidade à luta histórica nas últimas décadas. O SINTET-UFU acompanha o tema desde a criação da comissão por meio da Portaria n. 604 de 13 de julho de 2014. A presidente da comissão, Joelma Moura se reuniu no dia 13 de março com a pró-reitora de recursos humanos, Marlene Marins e a subcomissão do Hospital de Clínicas de Uberlândia. Os setores que poderão ser contemplados, estão amparados pelo Decreto n. 4.836 de 9 de setembro de 2003.

A subcomissão apresentou o relatório da área e foram verificadas necessidades e complementações. Após a entrega de todos os dados a comissão concluirá o relatório final, “o relatório será entregue ao presidente do Conselho Diretor, que vai nomear um relator e a matéria será apreciada pelo conselho”, disse Moura. A comissão solicitou a extensão do prazo por mais dois meses segundo a presidente.

O SINTET-UFU está atento às novidades sobre o tema de interesse da classe trabalhadora. Veja a seguir um breve histórico da luta pelas 30 horas na Universidade Federal de Uberlândia.

 

Breve histórico e situação atual da luta por 30 horas na UFU

 

Esta batalha já dura décadas. Recentemente esta experiência aconteceu de fato na universidade. Fruto de um trabalho incansável do sindicato e envolvimento de muitos companheiros nos setores e nas comissões. Vivenciamos uma vitória temporária no Conselho Diretor CONDIR para redução da jornada de trabalho. Com aproximadamente um ano de vigência, fomos questionados pela Universidade Federal de Uberlândia UFU que alegou falta de condições para manter a carga horária de 30 horas. Em especial o Hospital de Clínicas de Uberlândia citou que, por motivo de insuficiência da força de trabalho em toda instituição e a necessidade de pagamento de cerca de R$ 90 mil reais/mês, na área hospitalar não seria possível permanecer com a redução da jornada de trabalho. Mais uma vez a matéria foi ao CONDIR e mesmo com a defesa e a pressão da categoria no conselho, por votação, o conselho deliberou pelo retornou às 40h semanais.

 

Junho 2014

 

O SINTET-UFU protocolou junto ao reitor a proposta de turnos contínuos com redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, entregue por uma comissão aprovada em Assembleia Geral, realizada no final de 2013.

O projeto das 30 horas faz parte da pauta nacional da greve de 2013.

 

Julho 2014

Aprovada proposta de Comissão pelo Conselho Diretor CONDIR

 

Objetivo: avaliar a viabilidade de implantação do regime para os setores que estão amparados pelo Decreto n. 4.836, de 9 de setembro de 2003, que altera a redação do art. 3° do Decreto n. 1.590, de 10 de agosto de 1995.

Marlene Marins, pró-reitora de Recursos Humanos, explica que o decreto trata de setores que têm jornada ininterrupta.

 

Agosto 2014

 

Presidente da comissão foi escolhido em primeira reunião

Joelma Moura foi eleita por unanimidade presidente da comissão.

Participantes da reunião no dia 1 de agosto na Pró-Reitoria de Recursos Humanos PROREH: Marlene Marins, pró-reitora de Recursos Humanos; Sérgio dos Santos Neves, representando a base do SINTET-UFU; Robson Luiz da Comissão Interna de Supervisão – CIS; Joelma Moura da PROREH; professora Rosana Ono da ADUFU; professor Márcio Magno Costa do Conselho Diretor; Sebastião Elias e Moacir Nascimento do Hospital de Clínicas de Uberlândia.

 

Objetivo: analisar a possibilidade de redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais aos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia UFU.

 

Diagnóstico: será feito a partir de estudos, planejamento e dimensionamento de pessoal.

 

Luciana Castro

 

 

 

 

25 de março de 2015