Mesa-debate: as centrais sindicais e a conjuntura nacional

A atual direção colegiada do SINTET-UFU foi eleita no final do ano de 2015, pautando, entre outros temas, a necessidade de realizar com a categoria o debate sobre a permanência da filiação do SINTET-UFU à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A Chapa “É Hora de Mudar”, vencedora no pleito e a atual direção colegiada do SINTET-UFU, não reivindica a CUT. Somos bastante críticos à postura da CUT no processo de organização sindical no país, levando em consideração todo o rumo de burocratização e atrelamento ao Estado que essa Central percorreu desde a metade de 1995, e levando em consideração o processo de atrelamento aos Governos do PT de 2003 à 2016, na qual impossibilitou que essa Central Sindical representasse de fato os interesses e anseios das classes trabalhadoras no país. Outrossim, percebemos a ausência desta central nos eventos locais e nacionais que foram realizados pelos trabalhadores de nossa categoria durante as nossas greves, quando, ainda que a nossa Federação não fosse filiada a ela, muitos dos sindicatos da mesma o eram.

A CUT hoje é a maior central sindical do país, porém o seu nível de atrelamento ao Estado e o seu nível de burocratização provocam um distanciamento enorme no dia a dia das lutas sindicais e do povo; de tal forma que, mesmo diante do ilegítimo Governo Temer, que ascendeu ao poder executivo após um Golpe Parlamentar-Midiático-Jurídico, essa central não conseguiu organizar os seus sindicatos de base para realizar a necessária GREVE GERAL em defesa de nossos direitos sociais e políticos que há anos vem sendo retirados5, mas que agora tais retiradas de direitos se ampliaram com esse ilegítimo Governo de Temer.

Essa é a opinião da Diretoria Colegiada do SINTET-UFU!

Para nós, é importante (à luz do estatuto do nosso sindicato), promover o processo de desfiliação do nosso sindicato à CUT. Em nossa opinião, é necessário que o SINTET-UFU participe do processo de reorganização sindical no país visando a construção de um movimento sindical nacional autônomo, classista e democrático.

Para isso, realizaremos no dia 27 de julho de 2016 um debate público para tratar desse tema, na qual contaremos com a presença da representação da Central Sindical e Popular – CONLUTAS (CSP CONLUTAS), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) – a confirmar.

Convidamos todas e todos para participarem desse importante debate que nossa ajudará definir os rumos do nosso sindicato a respeito dessa questão.

Mesa Debate:

As Centrais Sindicais e a Conjuntura Nacional

Representante da CSP CONLUTAS

Representante da CTB

Representante da CUT (A CONFIRMAR)

Representante do SINTET-UFU

Data: 27 de julho de 2016

Horário: 14 horas

Local: Anfiteatro A do Bloco 5O – Campus Santa Mônica

25 de julho de 2016