Nenhuma violência contra a mulher será tolerada!

A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU, e especialmente as mulheres da coordenação, vem a publico demonstrar seu repúdio a mais um caso de violência sexual ocorrido na cidade, desta vez cometido contra uma companheira trabalhadora da universidade, quando chegava para o trabalho no Hospital de Clínicas da UFU. Este não é um caso isolado: o que aconteceu com esta companheira poderia ter ocorrido com qualquer mulher. Segundo pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no país. Isso é escandaloso!

Já denunciamos inúmeras vezes a insegurança do entorno do HC e campus Umuarama, em que especialmente as mulheres estão sujeitas. Em junho a portaria da Rua República do Piratini foi fechada. Na mesma semana a Coordenação Colegiada do SINTET-UFU alertou a Direção do HC sobre o quão prejudicial seria este fechamento, uma vez que aumenta a distância entre o ponto de ônibus e a entrada do Hospital. Protocolamos um abaixo-assinado com quase 600 assinaturas pela imediata reabertura desta portaria e a resposta que tivemos foi que a administração do HC faria um levantamento de demanda para manter a portaria aberta. Tal levantamento não deveria ter sido feito antes do fechamento? Este fato lamentável não poderia ter sido evitado? Por quanto tempo as trabalhadoras e trabalhadores do HC ficarão vulneráveis?

Por fim, reiteramos que a culpa do estupro nunca é da vítima! Enquanto não superarmos a cultura machista e violenta em nossa sociedade o direito das mulheres de circularem livremente estará restrito. Cabe a universidade manter as condições que garantam a segurança e a dignidade de nossas companheiras!

Machistas não passarão! Nenhuma violência contra a mulher será tolerada!

 

Coordenação Colegiada SINTET-UFU
Uberlândia, 06 de Setembro de 2017

 

6 de setembro de 2017