NOTA DE APOIO DO CLG DOS TAES À GREVE DOS DOCENTES

 

O Comando Local de Greve (CLG) das técnicas e técnicos administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia vem a público manifestar apoio à greve nacional construída pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) com início para o dia 15 de abril e em 20 de maio na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aprovada na assembleia geral da ADUFU, no dia 08 de abril.

O CLG do SINTET UFU entende como propício esse momento para intensificar as mobilizações na construção de uma greve unificada da educação federal pois, para além das reivindicações salariais e de reestruturação das carreiras de técnicos e docentes, temos como eixo conjunto a recomposição dos orçamentos das Instituições Federais de Ensino (IFEs).

Importante salientar e expor que o orçamento da UFU não é suficiente para manter o pleno funcionamento da universidade até o final do ano, sendo suficiente para manutenção da instituição apenas até julho de 2024. Assim sendo, é necessário que a comunidade universitária dê apoio e anteparo para a construção das greves que têm como pauta a recomposição do orçamento federal das universidades públicas.  Haja visto, que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) defende o aporte de 2,5 bilhões de reais para manter o funcionamento das IFES neste ano.

Fortalecer e apoiar o movimento de greve, é também apoiar a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Defender as duas carreiras é parte da defesa e da luta pela reconstrução dos serviços públicos, das Instituições Federais de Ensino e da ciência nacional tão atacados pelas reformas promovidas pós 2016.

 

COMANDO LOCAL DE GREVE DA UFU, 09 de abril de 2024

11 de abril de 2024