Nota de apoio do SINTET-UFU às trabalhadoras e trabalhadores da FAEPU

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) vem declarar seu apoio à paralisação das trabalhadoras e dos trabalhadores da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU) que ocorre no dia hoje devido ao não pagamento de seus salários.

No último período, em âmbito nacional, o ataque aos direitos da classe trabalhadora tem se tornado regra. A Emenda a Constituição (EC) 95/2016, que decretou o teto nos gastos públicos em saúde e educação, se mostra cada vez mais presente na deterioração da qualidade de vida daquelas e daqueles que mais precisam e contribuem na construção de um Brasil melhor.

Em Uberlândia, a aprovação de adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ocorreu de forma dúbia e autoritária, com argumentos de que se a universidade não compactuar com tal empresa os recursos poderiam não chegar. A adesão a esse modelo problemático de gestão foi defendido e articulado com extremo empenho por parte da administração superior da UFU. Agora, chegamos ao quinto mês do ano de 2018 e as funcionárias e os funcionários da FAEPU que, muitos, dedicaram suas vidas para a construção do Hospital de Clínicas da UFU (HC-UFU) e de um modelo de saúde que atenda às necessidades da população se encontram desamparadas e desamparados, seja por grande ameaça que está sendo feita aos seus postos de trabalho e o não recebimento até o dia de hoje de seus salários.

Hoje foi um dia de demonstração da necessidade da unidade dentro do HC-UFU, somente com a solidariedade entre funcionários UFU e FAEPU que conseguiremos garantir condições dignas de trabalho. É somente com a unidade que conseguiremos avançar nos desafios salariais e na luta contra a retirada de direitos. A nossa união vencerá o desrespeito e o autoritarismo.

O SINTET-UFU, atento a essa grave situação, conclama a direção da FAEPU, a direção do HC-UFU e a Reitoria a terem o mesmo empenho que tiveram em aprovar a EBSERH que também o mostre garantindo às trabalhadoras e aos trabalhadores da FAEPU seus direitos básicos, dentre eles, o seu salário.

Toda força às funcionárias e aos funcionários da FAEPU!

COORDENAÇÃO COLEGIADA SINTET-UFU

Uberlândia, 10 de maio de 2018

10 de maio de 2018