NOTA DE REPÚDIO CONTRA AS ATITUDES DO PREFEITO DE UBERLÂNDIA FRENTE À OLIMPIADA UNIVERSITÁRIA UFU

A coordenação colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Uberlândia, a Diretoria Executiva da ADUFU – Seção Sindical e o Diretório  Central de Estudandes – UFU, vem a público manifestar o seu repúdio pelo cerceamento à liberdade de expressão praticado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia sobre estudantes da Universidade Federal de Uberlândia.

A organização do evento solicitou a utilização de espaços públicos geridos pela prefeitura para a realização de atividades esportivas e culturais no âmbito das Olimpíadas Universitárias da UFU, um acontecimento tradicional que reúne e integra estudantes de diversos cursos e campi.

Na cerimônia de abertura das Olimpíadas, a maioria dos estudantes se manifestaram, fazendo o gesto com as mãos que alude à letra L, inicial do nome do candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.

O prefeito municipal, demonstrando claramente como enxerga e trata os espaços públicos de Uberlândia, retrocedeu na cessão dos espaços esportivos municipais à Universidade Federal de Uberlândia para a realização da Olimpíada Universitária. Isso ocorreu, muito provavelmente, pelo fato de Lula não ser o candidato que se alinha politicamente a Odelmo Leão e sua esposa, deputada federal eleita.

Enquanto Odelmo Leão se expressa livremente em suas redes sociais, utilizando de seu prestígio público para angariar votos para Jair Bolsonaro, os estudantes da UFU são punidos por se expressarem, limitados em utilizar os espaços PÚBLICOS reservados para as Olimpíadas Universitárias. Cabe ressaltar que a organização do evento não tem responsabilidade sobre as preferências políticas de seu público e nem deve exercer papel de censura prévia como deseja o prefeito de Uberlândia.

O fato evidencia o autoritarismo desta cidade, onde coronéis, grandes fazendeiros, grandes empresários possuem liberdade de expressão, mas estudantes são coibidos, censurados, punidos por se expressarem.

Mais uma vez o Prefeito de Uberlândia coloca a Universidade Federal de Uberlândia como inimiga pública número um dos seus interesses.

O fato de retroceder em uma decisão que já estava publicada em Diário Oficial, por si só já é lamentável, por caracterizar a mais completa falta de compromisso e um desprezo pela juventude da cidade e da região e de seus interesses na região.

Lamentamos profundamente que o esporte e a juventude não sejam assuntos de interesses do Coronel que pensa Uberlândia como curral de suas fazendas.

Mas lamentamos ainda mais, e repudiamos veementemente, as motivações que levaram o prefeito a tal decisão:

Numa demonstração clara de sua preferência pelo fascismo, homofobia, machismo, racismo e pela ditatura do silêncio, o prefeito se sentiu ofendido com a manifestação espontânea de parte dos estudantes na abertura oficial da Olimpíada Universitária em favor da candidatura Lula.

Cercear e retaliar manifestações democráticas, espontâneas, é característica de quem defende a volta da ditadura e se sente incomodado com a liberdade de expressão constitucionalmente garantida à população.

Repudiamos com a força de nossas lutas e lamentamos que esse senhor ainda não tenha consciência da importância, social e econômica, da Universidade Federal de Uberlândia para Uberlândia e região. Tal posicionamento é típico de quem vê na educação e na formação cidadã promovida pela Universidade uma ameaça aos seus projetos de poder e de dominação.

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Uberlândia, a ADUFU Seção Sindical e o Diretório  Central de Estudantes – UFU se colocam ao lado da comunidade Universitária e denuncia a atitude covarde e mesquinha do prefeito, que se encontra desesperado para reeleger Bolsonaro.

Não nos calaremos diante de tal afronta à democracia, às liberdades e à educação em nossa cidade e conclamamos que toda nossa base e aliados a se manifestem, publicamente, contra mais esse ataque à nossa universidade.

Uberlândia pertence ao povo e jamais será propriedade de qualquer Coronel cuja ideologia principal é a nostalgia de um período sinistro de nossa história.

18 de outubro de 2022