NOTA DO SINTET-UFU SOBRE AS ELEIÇÕES PARA O DCE-UFU

 

A conjuntura política atual tem sido tão lamentável que nos remete ao “nada é tão ruim que não possa piorar”.

Se temos no governo central posicionamentos, declarações e ações absurdas que colocam em xeque todo o processo eleitoral que se avizinha, encontramos, em menor medida mas com a mesma gravidade, as mesmas intenções sob outros artifícios em instâncias tão próximas a nós como é o DCE UFU.

Companheiros que, pela formação política, posicionamento ideológico e pelas próprias condições de vitimados pelos ataques que o setor da educação tem sofrido, deveriam estar nas ruas defendendo a democracia, assumem, de maneira preocupante e assustadora o mesmo comportamento daqueles que entendem que pelo “poder” tudo vale, tudo pode e tudo deve ser feito, ignorando que a democracia precisa ser preservada sempre.

É o que acontece hoje, com as eleições para o DCE UFU, onde a oportunidade democrática de concorrência de uma das chapas está sendo impedida justamente pela Chapa que deveria defender a democracia com todas as forças.

O SINTET-UFU vem a público manifestar preocupação com os últimos acontecimentos ocorridos no processo eleitoral para o DCE-UFU, quando a candidatura da Chapa Esperançar foi objeto de impugnação pela Chapa que representa a atual direção do DCE.

Por que temer a democracia? Porque temer um processo aberto, concorrido, com debates propositivos que fortaleçam um segmento tão importante quanto o segmento de discentes da universidade?

O SINTET-UFU, que luta há mais de 30 anos por uma universidade laica, socialmente referenciada, gratuita e democrática repudia qualquer tentativa de impedimento do exercício democrático dentro da universidade, e esperamos, sinceramente, que a Junta Eleitoral responsável pelo processo se oriente pelos princípios democráticos que tantas vezes defendemos juntos nas fileiras de luta que compartilhamos.

Por um processo limpo, transparente, democrático, sem golpes e por um DCE forte, combatente, autônomo frente aos governos e gestões, é esse o nosso clamor.

 

Coordenação Colegiada Sintet-UFU

13 de julho de 2022