NOTA PÚBLICA SINTET-UFU: AGRAVAMENTO DA PANDEMIA

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

O SINTET-UFU, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, vem a público informar à sua base de representados e representadas, que:

CONSIDERANDO o agravamento da situação pandêmica na cidade que apresentou um crescimento de 191% nos casos confirmados nas últimas 24 horas, em um total de 1.086 novos casos;

CONSIDERANDO a Nota Técnica “Acompanhamento da pandemia de COVID-19 em Minas Gerais, cenário epidemiológico para início de 2022” (anexo II) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), atendendo a um consórcio de Sindicatos de Servidores Públicos Federais de Minas, do qual o SINTET-UFU faz parte; e

CONSIDERANDO que todos os serviços de saúde em Uberlândia já estão sofrendo com o acúmulo de pessoas com síndrome gripal superlotando prontos-socorros das UAIs, dos hospitais públicos e particulares e que já há o afastamento de diversos servidores desta universidade com os mesmos sintomas, urge a necessidade de ações diretas evitando expor tanto os servidores quanto os alunos e a população;

A Coordenação Colegiada RESOLVE:

Enviar o Ofício 005/2022-SINTETUFU (anexo 1) à Gestão Superior da UFU solicitando que a Universidade Federal de Uberlândia suspenda a Portaria Reito 261/2021, e emita novas orientações às Diretorias, Gerências e Chefias de Setores para que os trabalhadores e trabalhadoras da Unidades Administrativas retornem ao trabalho remoto.

Entendemos que o momento é delicado e de acordo com os estudos existe uma tendência de agravamento ainda da variante delta na cidade e região nos próximos dias e meses, conforme aponta a Nota Técnica em anexo, e o absurdo aumento de casos, provavelmente decorrente da variante Ômicron, esperamos que a UFU, como centro de excelência do conhecimento, não ignore os fatos, e nem a ciência, e tome medidas preventivas imediatas.

Não devemos esperar a lotação de UTIs, estrangulamento da rede de saúde ou qualquer outra dificuldade que comprometa vidas.

O SINTET-UFU permanece atento, e orienta aos trabalhadores e às trabalhadoras que nos informem, por nossos canais, quaisquer ocorrências que coloquem em risco a saúde e/ou a vida de seus representados e de suas representadas. Como ferramenta auxiliar, a notificação de casos suspeitos e/ou diagnosticados de COVID poderá ser feito pelo link: https://comunica.ufu.br/node/19585

Fonte: www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/saude/coronavirus/boletim-municipal-informe-epidemiologico/

Anexos:

Ferrante, L. Nota técnica Acompanhamento da pandemia de COVID-19 em Minas Gerais, cenário epidemiológico para início de 2022

Oficio 005-2022 – Aumento de casos de COVID e Trabalho Remoto

14 de janeiro de 2022