Nota pública SINTET-UFU: Que o mundo que pensamos, sejamos nós

O SINTET-UFU vem a público, expressar seu repúdio à atitude machista de um participante da Assembleia da categoria realizada no dia 05/11/20, ocasião na qual, de forma desrespeitosa e ofensiva, o participante desqualificou a participação de servidoras no GT então constituído.
As Assembleias são espaços democráticos de construção coletiva de nossa categoria, enriquecidos pela pluralidade de ideias e pelo debate respeitoso e cívico.
Neste sentido, o SINTET não tolerará, nas suas Assembleias ou em quaisquer espaços de atuação das servidoras e servidores da UFU, qualquer atitude de cunho machista, homofóbico, racista ou que ofenda quaisquer segmentos.
O SINTET sempre prezou e lutou pela defesa daqueles e daquelas que historicamente sempre sofreram opressões e perseguições.
A nossa luta diária pela defesa de uma sociedade mais justa é muita árdua e nela não cabem atitudes machistas que tentem desconstruir todo o legado de luta e resistência que o SINTET tem feito.
É inadmissível que alguém que lute pelo direito dos trabalhadores, não seja respeitoso com as mulheres e as questões de gênero envolvidas. Aqueles que desejam construir a luta conosco, são muito bem vindos em toda a sua diversidade de ideias e opiniões. Mas é preciso que saibam se portar quando deparados com opiniões e situações divergentes, e que acima de tudo prezem pelo respeito e pensem muito bem antes de tecer qualquer comentário que possa atingir aqueles e aquelas que com, tanto empenho, defendemos diariamente.
O SINTET-UFU já contatou diretamente o referido participante para externar o seu repúdio e cobrar uma atitude mais respeitosa com as servidoras de nossa universidade, atitude esta que seja digna da conduta de um servidor público.
Além disso, o sindicato estuda alternativas para coibir quaisquer atitudes desse cunho nos fóruns da categoria, além de intensificar suas ações nas campanhas de conscientização para as questões de gênero.
Por fim, o SINTET-UFU expressa a sua solidariedade a todas as servidoras que se sentiram ofendidas pelos comentários tecidos pelo participante naquela ocasião e reafirma sua convicção no excelente trabalho que as servidoras desempenharão à frente do GT.

7 de novembro de 2020