O futuro da previdência no Brasil é debatido em congresso do SINTET-UFU

Por Raissa Dantas

Última mesa do XXVI CONSINTET-UFU acontece nessa manhã de quinta-feira | Foto: Raissa Dantas

O último dia de XXVI CONSINTET-UFU “Paulo Henrique Rodrigues dos Santos” tem início com a importante mesa de “Aposentadas, aposentados, pensionistas, aposentandas e aposentandos: o futuro da Previdência no Brasil”, que contou com a moderação de Maria Laudemira Silva, coordenadora do SINTET-UFU e, ainda, a participação de Osmarina de Oliveira, aposentada da UFU, além de José Carlos Muniz, advogado do SINTET-UFU.

As apresentações iniciaram com conteúdos trazidos por José Carlos Muniz, que falou de questões específicas do universo de aposentadas, aposentados e pensionistas, conectadas aos elementos jurídicos, como a averbação e contagem de tempo, desvios de função, seguro de vida em caso de doença ou incapacidade física e, ainda, uma possível reforma da previdência. O advogado do SINTET-UFU contextualizou algumas diferenças entre a previdência do funcionalismo público e do trabalhador celetista e dos riscos que a reforma da previdência pode trazer aos direitos ditos adquiridos. Muniz trouxe o estatuto do idoso e destacou tópicos fundamentais a serem conhecidos, como os cuidados e a relação com a família, a prioridade de atendimentos, os direitos de saúde, de lazer, cultura e esporte, bem como primazia com relação a trabalho, transporte coletivo e direito de pensão alimentícia. José Carlos frisa que “dos direitos funcionais, estamos aqui para atender a todas e todos, o jurídico do SINTET-UFU está sempre a disposição. Com relação aos direitos das idosas e idosos eu gostaria de convidar todo mundo aqui a ter um papel de cidadão ativo e quando ver os direitos dos idosos sendo desrespeitados, ter voz ativa e defender esses idosos e idosas, porque os direitos são defendidos no dia a dia e a luta também acontece no dia a dia de cada um”.

Osmarina de Oliveira seguiu a apresentação retomando a dinâmica do primeiro dia trazida por Mariana Lopes na mesa de opressões sobre seu papel no movimento sindical e seu histórico de vida e de militância. A aposentada sindicalizada no SINTET-UFU agradeceu à coordenação colegiada pelo respeito, carinho e valorização com que foi recebida no retorno ao movimento sindical. Oliveira fez a leitura dos chamados “10 mandamentos da 3ª idade ou da Melhor Idade” e fez a conexão desse conteúdo com a fala de José Carlos Muniz sobre a “importância de vivermos e vermos tudo que somos, nossa importância, lugar, valor e nosso papel, seja direção ou base do sindicato, de estar atuante e mobilizado pelos nossos direitos”. Osmarina apresentou um breve resgate de conjuntura com recorte nos aposentados, que em diversos estados, como de Minas Gerais, têm recebido com atraso ou em parcelamento, gerando adoecimento físico e mental, elevação de taxas de depressão e suicídio na terceira idade, o que deve trazer um alerta a todas e todos em defesa da previdência e dos direitos sociais. A aposentada da UFU finalizou suas reflexões apresentando sua disposição na construção coletiva da pasta de aposentadas, aposentados e pensionistas do SINTET-UFU e reforçando a necessidade de mobilização por “estarmos vivendo uma conjuntura de retomar a luta por direitos que já adquirimos com muita luta na história desse sindicato”.

Ao final da mesa uma homenagem foi realizada com a entrega de flores e o entoar de “Fascinação” para todas aposentadas, aposentados e pensionistas presentes | Foto: Raissa Dantas

30 de agosto de 2018